Pular para o conteúdo principal

ELEIÇÕES 2016, COMO SEPARAR O JOIO DO TRIGO?


Por Lucídio Lima Campelo,professor de matemática, da rede de ensino estadual do Maranhão, natural de São Miguel do Fidalgo, reside em Floriano, desde 2007.

As convenções partidárias foram o pontapé inicial para as eleições 2016.Cada candidato se esforça agora para mostrar ao eleitor que tem as melhores propostas e tudo o que for possível para sair vitorioso.




Nesse jogo conturbado de informação e contrainformação o eleitor precisa adotar critérios mínimos para acertar na escolha do melhor candidato. Mas fundamentado em quais   preceitos  o eleitor deve escolher seu candidato?

Primeiramente, ele deve priorizar aquilo que  julgar mais importante para sua comunidade e qual plataforma politica  quer ver seu representante defender. Geralmente, escolhemos um candidato por afinidade. Isso é louvável, aliás, é improvável, senão impossível,alguém votar em quem defende valores opostos aos seus. Todavia o eleitor  deve escolher candidatos que defendem interesses coletivos,ou seja,  interesses que dizem respeito a toda a comunidade e não só a um pequeno grupo.

Em seguida, o eleitor  preciso analisar se as propostas contidas na plataforma politicas do candidato, comungam do mesmo ideal defendido pelo partido e seus correligionários, isso é muito importante.

imagina um candidato patrocinado por grupos ligados ao agronegócio levantando a bandeira da reforma agraria.

Além disso, é preciso analisar  se as propostas são compatíveis com o cargo que ele pretende ocupar, seria controvérsia alguém que disputa um cargo cuja função é fiscalizar e legislar apresentar propostas típicas do executivo. Portanto de nada adianta promessas bonitas se não podem serem implementadas.

Acredito que Somente  conhecendo a historia  de vida do candidato, seus valores pessoais, sua postura ética e moral,  sua atuação politica e profissional, é que o eleitor tem como saber se as propostas e os discursos apresentados  condizem com sua atuação em outros momentos da vida, isso é o passo  decisivo para separar o joio do trigo.

Comentários

Mais visitadas

Crime da "menina vampiro" em Floriano completa 16 anos.

  Um crime de grande repercussão ocorrido em 23 de novembro de 1998, na cidade de Floriano, tendo como acusada uma adolescente de iniciais E.M.A que resultou na morte de mãe e filha, respectivamente, tia e prima da acusada e uma outra prima ferida gravemente. O crime transformou-se em livro pelo o jornalista e o escritor Eneas Barros que lançou no ano de 2010,o título “15:50” , que trata sobre crime bárbaro no interior do Piauí, por uma jovem adolescente, que trucidou toda a sua família e em seguida bebeu-lhes o sangue. A obra é escrita em forma de romance. O fato ganhou ampla repercussão na época e ficou conhecida como “o caso da menina vampiro”. O escritor afirma que tomou o cuidado de colocar na personagem o nome verdadeiro e nem tampouco mencionar a cidade em que ocorreu o crime, no caso, Floriano, situada a 261km da capital. Em “15:50”, a homicida é chamada de Ema – iniciais do seu verdadeiro nome. Essa é uma história forte, como disse, passada em uma cida

Joel Rodrigues se pronuncia sobre a reforma do aeroporto de Floriano

 Pela  ASCOM: Jaquelina Nascimento Imagem Facebook Teresina (PI) - O deputado estadual Joel Rodrigues (PTB) se pronunciou na sessão plenária desta segunda (18) referente aos requerimentos aprovados para a cidade de Floriano e na ocasião criticou a administração municipal, lamentando que na última sexta o centro administrativo ficou sem energia.

Mauricio Bezerra pré candidato a prefeito de Floriano PI

Maurício Bezerra emerge como uma figura promissora na política de Floriano, com sua pré-candidatura para prefeito despertando grande interesse na comunidade. Sua plataforma política enfatiza o cuidado com as pessoas e a busca por soluções inovadoras, trazendo uma visão aprazível e dinâmica para os desafios enfrentados pela cidade. Sua experiência multifacetada, incluindo passagens como secretário de meio ambiente e saúde, presidente da câmara municipal, Rotary Floriano Médio Parnaiba e diretor da regional de saúde, o preparou para liderar Floriano em direção a um futuro mais próspero e inclusivo. Sua candidatura representa uma abordagem nova e dinâmica para os problemas de Floriano, buscando soluções criativas para questões como infraestrutura, educação e saúde pública. Promete enfrentar esses desafios com determinação e dedicação, priorizando o bem-estar e o desenvolvimento de todos os cidadãos. Bezerra reconhece os desafios que enfrentará como prefeito de Floriano, mas sua experiênci