Pular para o conteúdo principal

Maranhão não consegue se livrar dos monstros do passado.Governo promove exoneração sem critério para diretor de escola e satisfaz aliados.


Imagem g1.com
Parece que alguns aliados políticos de Flávio Dino não entenderam a mensagem do governador.


Aliados políticos do novo governador, na Região Leste do Maranhão,em Jatobá,município distante pouco mais de 6 horas da capital São Luís,preocupados com os seus interesses partidários- as eleições de 2016- e não parecem muito se importar com as necessidades e desejos da comunidade escolar - lamentável- conseguiram convencer o governador,em troca do apoio político dado a  Dino de exonerar a diretora do Centro de Ensino Aluízio Azevedo professora Edivalda Lima.

Parece que o estado do Maranhão vai ter muita dificuldade para se livrar da velha prática das indicações políticas.

Segundo o blogueiro João Badeco, divulga noticias de  Jatobá e da cidade de Colinas, a exoneração foi puramente política, contrariando a sugestão do MEC (Programa Todos pela Educação), que menciona que os gestores públicos devem "fixar" regras claras, considerando méritos e desempenho, para nomeação e indicação de diretor de escola.

Eleições para diretor de escola no estado do Maranhão.Na postagem de Badeco,abril deste ano, "Eleição para diretor de estadual em Jatobá promete ser quente",o blogueiro chegar postar que o grupo político da cidade que ajudou eleger Flávio Dino deve se envolver para reeleger Reijúnior Soares, recente diretor empossado, no lugar de Edivalda. A eleição direita para diretor geral/diretor adjunto estão previstas para ocorrer no mês de agosto.

"Reijúnior, portanto, que dever seu um dos candidatos (o outro candidato é ex-diretora Edivalda), vai ser apoiado por todas as corrente que fazem oposição à prefeita (de Jatobá) Consuelo Lima", escreveu ele.

E Badeco denúncia.A eleição para diretor talvez seja uma prévia para eleições 2016 na cidade.

"Conforme já se comenta na cidade (de Jatobá), situação e oposição vão fazer dessa eleição uma espécie de prévia para (eleições municipais) 2016.

Racha entre aliados de Flávio Dino em Jatobá.O blogueiro deixa escapar uma suposta divisão do grupo político.

Badeco chega até mencionar  nomes; como o  nome do médico Gerson Pereira dos Santos,o blogueiro escreve "Dr Gerson",candidato derrotado na última eleição para prefeito, e do vereador Ronaldo Valqueiro, ambos são do PCdoB, mesmo partido do governador Flávio Dino.

Os dois  políticos travaram uma disputa entre a escolha do nome para o diretor da escola Aluízo Azevedo.O médico 'Dr Gerson' desejava a permanência da ex-diretora (Edinalva Lima).Já o vereador Ronaldo conseguiu vencer a queda de braço, e indicou o professor Reijúnior.

O blogueiro se utiliza de expressões literais do (nosso) Nordeste para explicar como foi a disputa entre os dois políticos e aliados de Flávio Dino.

"Todo mundo em Jatobá sabe que Dr Gerson e o vereador (Ronaldo Varqueiro) jamais dividiram a mesma picanha lá no (na churrascaria) 'Refúgio Drinks", em Colinas. Mesmo fazendo parte do mesmo (partido) lado [....] os dois não se 'cheiram'.E um, quer ver (vê) a caveira do outro",escreveu João.

Para especialista em educação, Flávio Dino corre risco de fazer um governo regressivo, se deixar tal prática (indicações politicas na educação) perdurar.

É necessário que Dino tome as rédias do seu governo e segure o seus aliados.E faça cumprir o governo da mudança que tanto reforçou no dia da sua posse.


Comentários

Mais visitadas

Crime da "menina vampiro" em Floriano completa 16 anos.

  Um crime de grande repercussão ocorrido em 23 de novembro de 1998, na cidade de Floriano, tendo como acusada uma adolescente de iniciais E.M.A que resultou na morte de mãe e filha, respectivamente, tia e prima da acusada e uma outra prima ferida gravemente. O crime transformou-se em livro pelo o jornalista e o escritor Eneas Barros que lançou no ano de 2010,o título “15:50” , que trata sobre crime bárbaro no interior do Piauí, por uma jovem adolescente, que trucidou toda a sua família e em seguida bebeu-lhes o sangue. A obra é escrita em forma de romance. O fato ganhou ampla repercussão na época e ficou conhecida como “o caso da menina vampiro”. O escritor afirma que tomou o cuidado de colocar na personagem o nome verdadeiro e nem tampouco mencionar a cidade em que ocorreu o crime, no caso, Floriano, situada a 261km da capital. Em “15:50”, a homicida é chamada de Ema – iniciais do seu verdadeiro nome. Essa é uma história forte, como disse, passada em uma cida

Joel Rodrigues se pronuncia sobre a reforma do aeroporto de Floriano

 Pela  ASCOM: Jaquelina Nascimento Imagem Facebook Teresina (PI) - O deputado estadual Joel Rodrigues (PTB) se pronunciou na sessão plenária desta segunda (18) referente aos requerimentos aprovados para a cidade de Floriano e na ocasião criticou a administração municipal, lamentando que na última sexta o centro administrativo ficou sem energia.

A confiança arriscada de Akassio: polarização política em FLO e os desafios da corrida eleitoral.

O ex-vereador de Floriano e presidente do diretório municipal do PV, Akassio Nunes, demonstra uma confiança exacerbada ao declarar que só existe um pré-candidato viável a prefeito da cidade, o deputado estadual Marcus Vinícius Kalume. Essa afirmação, embora possa refletir uma visão assertiva, pode revelar também um excesso de confiança, desconsiderando outras possibilidades e candidaturas dentro do próprio grupo político. Além disso, ao polarizar as forças políticas em dois palanques, Akassio evidencia uma falta de flexibilidade e abertura para a diversidade de lideranças e propostas. Sua crítica à atual gestão, por sua vez, denota uma postura de confronto e desconfiança em relação ao governo municipal, o que pode gerar uma dinâmica de antagonismo prejudicial ao diálogo e à busca por soluções coletivas. Assim, sua postura parece refletir não apenas confiança, mas também rigidez e uma visão unidimensional do cenário político local. o ex vereador traz à tona uma análise aguda dos desafio