Pular para o conteúdo principal

Enéas Maia disse que Hospital Tibério Nunes vive um caos.

O candidato a deputado estadual, Enéas Maia, participou de ato de campanha no inicio da noite de ontem, 19. O tucano Enéas, líder do PSDB de Floriano, fez caminhada com militância no bairro Sambaiba, reduto eleitoral de outro candidato à assembleia legislativa do Piauí, Joel Rodrigues (PTB-FLO).

Durante caminhada Enéas abraçou eleitores e em outros momentos, o candidato, era abraçado, notavelmente o público adolescente esteve presente na caminhada, e perseguia o tucano florianense, para fazer selfie. Alguns eleitores – não adolescentes- o aguardavam na calçada para cingir e manifestar o seu voto ao candidato do PSDB de Floriano.

O encerramento da caminhada foi na Rua Padre Reis, na residência do senhor Dedé (vulgarmente conhecido assim no bairro sambaiba), que é o pai da assessora de comunicação de Enéas, a jornalista e enfermeira, Jaqueline Nascimento. No local o postulante a ALEPI discursou para militantes, simpatizantes, familiares e eleitores.

O F1floriano conversou com Enéas Maia após a palestra. O tucano apontou dois temas centrais: educação e saúde. Ele falou também da UESPI, Hospital de Floriano e cultura.


Para saúde ele defende dois pilares: estrutura e profissionais. E levantou a discussão, diz que a saúde é o maior problema do município de Floriano no âmbito social.

Caso seja eleito, Enéas Prometeu cobrar a construção do novo hospital regional- a pedra fundamental foi no governo de Wilson Martins (PSB)- e disse que independente de quem ganhe a disputa de governo, vai cobrar dia e noite a conclusão (Enéas deve votar no governador Zé Filho. PMDB) - É o primeiro pilar.

O segundo pilar, o líder tucano considera grave, que é a escassez de profissionais de medicina no município, e Enéas aponta a solução para o problema: faculdade pública de medicina. E ele diz como deve ser a sua estratégia para cobrar a implantação. Deve apelar para força politica, pois, já que Parnaíba e Picos já possui o curso, para Enéas, não tem porque Floriano não ser contemplada.

Chegando a ALEPI, Enéas confessou que tornará uma voz independente. Na continuação da fala daquela alfinetada no candidato do prefeito Gilberto Júnior, o deputado Gustavo Neiva, o último busca a reeleição, disse que parlamentar estadual não teve independência de apontar do que era prioridade para Floriano.

“[...] Já tivemos oportunidades de ter deputados, até de forma recente, mas que não tinha independência suficiente para lutar pelo que Floriano precisa”, enfatizou ele.
E conclui:
“Deputado estadual tem ciclo de atuação pouco limitado, mas ele principalmente tem de representar a voz daquele que são mais necessitados da sua cidade.”


UESPI

Enéas defende mais investimento, mais infraestrutura, investimento nos profissionais e nos cursos e disse que existem acadêmicos interessados e qualificados, exemplificou profissionais de saúde que estagiam na empresa da sua família. O tucano saiba das dificuldades que UESPI atravessa em todos os campi e diz não existir uma voz que possa defender a universidade, sendo eleito promete fortalecer a Universidade Estadual.

Hospital Regional Tibério Nunes

O candidato a deputado estadual defende que o HRTN funciona como anexo. Outra função Para suprir a necessidade de leito e prestar serviço humanamente somente um novo Hospital, segundo Enéas.
O tucano é a favor que o “Tibério Nunes” transforme em maternidade. Chegando a assembleia ele disse que vai levantar essa bandeira, no entendimento do candidato é necessário que o governo pare de fazer ampliação e reforma na estrutura que é da segunda guerra mundial, construa o novo hospital.
Enéas foi mais além. Defende ampliação de leitos em todos os hospitais regionais do estado.
“Não adiantar somente resolver o problema de Floriano [...] ao invés dos pacientes de Picos irem à Teresina vim para cá, e depois os de Floriano ao invés de Teresina ir para Picos”, disse ele.
Para o tucano, o HTRN vive um caos. E aponta erros gritantes, segundo ele, Floriano tem uma UTI intensiva, está funcionando de forma semi intensiva. Acha um absurdo que UTI de Floriano funcione sem uma gasometria. Outro absurdo apontado por Enéas, que o Hospital não tem máquinas de hemodiálise. E denuncia um descaso dentro do Hospital, o candidato, afirma que há aparelho de tomografia embalado sem ser utilizado.
Na sua concepção problemas como estes são resolvidos com representantes na ALEPI,e promete ser essa voz para defender os interesses daqueles menos assistidos no Piaui.
Enéas , disse que os últimos investimentos no Hospital de Floriano foi fruto de sua articulação política entre o atual Prefeito de Teresina, Firmino Filho, o último cobrou do governo do estado melhoras no HTRN, na época Firmino era deputado estadual.

CULTURA


Possa inserir na agenda estadual os eventos municipais, como carnaval e amarcha de Jesus.

Comentários

Mais visitadas

A população de São Miguel do Fidalgo mais deseja nesse momento é um prefeito justo igual Miguel Arcanjo.

Por Lucidio Lima Campelo,professor de matemática, da rede de esino estadual do Maranhão, natural de São Miguel do Fidalgo, reside em Floriano. A nossa cidade homenageia um dos anjos mais especiais do trono celestial, o arcanjo Miguel. O nome Miguel significa “quem é com deus”? E foi o grito de guerra ecoado pelos anjos bons na luta travada contra satanás e seus seguidores.

Serão necessários 2,6 mil votos para eleger um vereador em Floriano.

O F1floriano larga na frente faz projeção da quantidade de vereadores eleitos em cada coligação para eleição 2016 no munícipio de Floriano.