Pular para o conteúdo principal

Com mais de 1 semana no ar, a propaganda eleitoral gratuita já sutil efeito para os candidatos a governador no PI?

Pesquisa Amostragem e Credibilidade, divulgaram resultado hoje, 28,  para governador do Piaui.

O Instituto Piauense de Opinião Pública- Amostragem buscou amostras somente em Teresina.

Já o Instituto Credibilidade apresentou a intenção de votos de 53 municípios do Piaui,a Capital ficou de fora.

A sondagem dos dois Institutos  foi entre 23 a 26 agosto.Mostra uma polirazação entre PT e PMDB,aonde vamos tecer a análise.

Na pesquisa espontânea para governador,os dois institutos apontam o senador, Wellington Dias (PT) -Dias com 35,30% (Credibilidade) e 29,88% (Amostragem) - na dianteira do seu adversário, o governador, Zé Filho (PMDB)- O Zé 25,28% (Credibilidade) e 16% (Amostragem).

A intenção de votos do Zé Filho no interior é melhor do que na capital. Demonstra que o trabalho na captação de eleitor no interior vem melhorando. 

Por outro lado, o resultado mostra que o eleitor tucano não  está animado em votar em Zé Filho, não se animou com a dobradinha Zé e Silvio Mendes (PSDB), último é candidato a vice-governador, pois o governador não atingiu ainda os 20% das intenções de votos.

O senador W Dias mais conhecido em relação a Zé Filho,leva vantagem nesse quesito nas cidades do interior, o resultado aponta uma intenção de votos acima dos 30%.A marca é considerada boa.Na capital a performance do senador petista é baixa,a marca é paupérrima, abaixo do 30 percentuais. 

- O  eleitorado de Teresina deve achar que há similaridade entre duas chapas,é que, até pouco tempo, PT e PMDB eram aliados.

É nítido na pesquisa, o resultado da Amostragem traz números de indecisos, que são um pouco mais de 40%.

E no interior, Instituto Credibilidade traz os números,os indecisos cai, algo em torno de 6%,ficando pouco acima de 34%, é a mesma percepção da capital é sentida nas grandes cidades do interior do Piaui.

Com mais de 7 dias no ar a propaganda eleitoral gratuita  (iniciou 19 de agosto, estenderá até o dia 2 de outubro) o efeito ainda é gota a gota para candidatos, existe ainda acentuada oscilação de um candidato para outro entre pesquisas, para período é considerada normal para quantidade de indecisos.

Partidos esperam que através do horário eleitoral no rádio e na TV os seus marqueteiros possam exercer influência relevante nas escolhas eleitorais ,principalmente nos indecisos. 

Alerta sobre os eleitores indecisos, analistas,como Marcos Lisi, diz em seu artigo,"O voto dos indecisos nas democracias recentes:um estudo comparado"que o indeciso não é uma tabula rasa que os atores políticos podem manipular durante campanha. Para este grupo o esforço de mobilização (tipo e característica da mensagem) será tão importante quanto as tentativas de conquistas e de persuasão (não é a frequência de utilização dos diversos meios de comunicação que se ganha uma eleição).Segundo o autor,o conjunto da obra aliado a atitude politica são variáveis para eleger.









  

Comentários

Mais visitadas

Crime da "menina vampiro" em Floriano completa 16 anos.

  Um crime de grande repercussão ocorrido em 23 de novembro de 1998, na cidade de Floriano, tendo como acusada uma adolescente de iniciais E.M.A que resultou na morte de mãe e filha, respectivamente, tia e prima da acusada e uma outra prima ferida gravemente. O crime transformou-se em livro pelo o jornalista e o escritor Eneas Barros que lançou no ano de 2010,o título “15:50” , que trata sobre crime bárbaro no interior do Piauí, por uma jovem adolescente, que trucidou toda a sua família e em seguida bebeu-lhes o sangue. A obra é escrita em forma de romance. O fato ganhou ampla repercussão na época e ficou conhecida como “o caso da menina vampiro”. O escritor afirma que tomou o cuidado de colocar na personagem o nome verdadeiro e nem tampouco mencionar a cidade em que ocorreu o crime, no caso, Floriano, situada a 261km da capital. Em “15:50”, a homicida é chamada de Ema – iniciais do seu verdadeiro nome. Essa é uma história forte, como disse, passada em uma cida

Joel Rodrigues se pronuncia sobre a reforma do aeroporto de Floriano

 Pela  ASCOM: Jaquelina Nascimento Imagem Facebook Teresina (PI) - O deputado estadual Joel Rodrigues (PTB) se pronunciou na sessão plenária desta segunda (18) referente aos requerimentos aprovados para a cidade de Floriano e na ocasião criticou a administração municipal, lamentando que na última sexta o centro administrativo ficou sem energia.

A confiança arriscada de Akassio: polarização política em FLO e os desafios da corrida eleitoral.

O ex-vereador de Floriano e presidente do diretório municipal do PV, Akassio Nunes, demonstra uma confiança exacerbada ao declarar que só existe um pré-candidato viável a prefeito da cidade, o deputado estadual Marcus Vinícius Kalume. Essa afirmação, embora possa refletir uma visão assertiva, pode revelar também um excesso de confiança, desconsiderando outras possibilidades e candidaturas dentro do próprio grupo político. Além disso, ao polarizar as forças políticas em dois palanques, Akassio evidencia uma falta de flexibilidade e abertura para a diversidade de lideranças e propostas. Sua crítica à atual gestão, por sua vez, denota uma postura de confronto e desconfiança em relação ao governo municipal, o que pode gerar uma dinâmica de antagonismo prejudicial ao diálogo e à busca por soluções coletivas. Assim, sua postura parece refletir não apenas confiança, mas também rigidez e uma visão unidimensional do cenário político local. o ex vereador traz à tona uma análise aguda dos desafio