Pular para o conteúdo principal

Com mais de 1 semana no ar, a propaganda eleitoral gratuita já sutil efeito para os candidatos a governador no PI?

Pesquisa Amostragem e Credibilidade, divulgaram resultado hoje, 28,  para governador do Piaui.

O Instituto Piauense de Opinião Pública- Amostragem buscou amostras somente em Teresina.

Já o Instituto Credibilidade apresentou a intenção de votos de 53 municípios do Piaui,a Capital ficou de fora.

A sondagem dos dois Institutos  foi entre 23 a 26 agosto.Mostra uma polirazação entre PT e PMDB,aonde vamos tecer a análise.

Na pesquisa espontânea para governador,os dois institutos apontam o senador, Wellington Dias (PT) -Dias com 35,30% (Credibilidade) e 29,88% (Amostragem) - na dianteira do seu adversário, o governador, Zé Filho (PMDB)- O Zé 25,28% (Credibilidade) e 16% (Amostragem).

A intenção de votos do Zé Filho no interior é melhor do que na capital. Demonstra que o trabalho na captação de eleitor no interior vem melhorando. 

Por outro lado, o resultado mostra que o eleitor tucano não  está animado em votar em Zé Filho, não se animou com a dobradinha Zé e Silvio Mendes (PSDB), último é candidato a vice-governador, pois o governador não atingiu ainda os 20% das intenções de votos.

O senador W Dias mais conhecido em relação a Zé Filho,leva vantagem nesse quesito nas cidades do interior, o resultado aponta uma intenção de votos acima dos 30%.A marca é considerada boa.Na capital a performance do senador petista é baixa,a marca é paupérrima, abaixo do 30 percentuais. 

- O  eleitorado de Teresina deve achar que há similaridade entre duas chapas,é que, até pouco tempo, PT e PMDB eram aliados.

É nítido na pesquisa, o resultado da Amostragem traz números de indecisos, que são um pouco mais de 40%.

E no interior, Instituto Credibilidade traz os números,os indecisos cai, algo em torno de 6%,ficando pouco acima de 34%, é a mesma percepção da capital é sentida nas grandes cidades do interior do Piaui.

Com mais de 7 dias no ar a propaganda eleitoral gratuita  (iniciou 19 de agosto, estenderá até o dia 2 de outubro) o efeito ainda é gota a gota para candidatos, existe ainda acentuada oscilação de um candidato para outro entre pesquisas, para período é considerada normal para quantidade de indecisos.

Partidos esperam que através do horário eleitoral no rádio e na TV os seus marqueteiros possam exercer influência relevante nas escolhas eleitorais ,principalmente nos indecisos. 

Alerta sobre os eleitores indecisos, analistas,como Marcos Lisi, diz em seu artigo,"O voto dos indecisos nas democracias recentes:um estudo comparado"que o indeciso não é uma tabula rasa que os atores políticos podem manipular durante campanha. Para este grupo o esforço de mobilização (tipo e característica da mensagem) será tão importante quanto as tentativas de conquistas e de persuasão (não é a frequência de utilização dos diversos meios de comunicação que se ganha uma eleição).Segundo o autor,o conjunto da obra aliado a atitude politica são variáveis para eleger.









  

Comentários

Mais visitadas

Crime da "menina vampiro" em Floriano completa 16 anos.

  Um crime de grande repercussão ocorrido em 23 de novembro de 1998, na cidade de Floriano, tendo como acusada uma adolescente de iniciais E.M.A que resultou na morte de mãe e filha, respectivamente, tia e prima da acusada e uma outra prima ferida gravemente. O crime transformou-se em livro pelo o jornalista e o escritor Eneas Barros que lançou no ano de 2010,o título “15:50” , que trata sobre crime bárbaro no interior do Piauí, por uma jovem adolescente, que trucidou toda a sua família e em seguida bebeu-lhes o sangue. A obra é escrita em forma de romance. O fato ganhou ampla repercussão na época e ficou conhecida como “o caso da menina vampiro”. O escritor afirma que tomou o cuidado de colocar na personagem o nome verdadeiro e nem tampouco mencionar a cidade em que ocorreu o crime, no caso, Floriano, situada a 261km da capital. Em “15:50”, a homicida é chamada de Ema – iniciais do seu verdadeiro nome. Essa é uma história forte, como disse, passada em uma ...

O novo comentarista do f1 escreve rima tosca sobre eventos políticos de FLO.

Rimas Toscas O novo comentarista do f1 Sá Calixto escreveu para o e-mail do f1floriano comentando de forma engraçada – na concepção dele - três episódios envolvendo o cenário politico do município de Floriano, ele considera importantes os eventos que transcorreram durante o ano de 2013.  1ª Evento Chegou depois dos outros vereadores. Desde que o novo prefeito assumiu a prefeitura só furo resolveu aparecer/ Não sei se é sorte ou azar/ No inicio do mandato um secretário voltou  vereador a ser/O Rei do Rock Para câmara  chegou feliz pois sabe que não terá imperador algum  que colocará sua batata para assar/ 2ª Evento  A Falta de leito. A precisão por aqui não é fato novo. Todos sabem que saúde de Floriano das pernas vai mal/ Não sei se é sorte ou azar/ Uma vez o gestor precisou do hospital particular e por falta de leito foi internar   no hospital do povo e olhe   que ele é fã da Gal/ Pensa que isso seja igualdade? Que nada é ...

"Fiz minha parte no debate do Sinte", disse Joel.E quanto aos adversários?

O debate ou mesa redonda, o formato que querem chamar, os prefeituráveis Joel Rodrigues(PP) e Moura Fé(PMB) participaram da conversa com os trabalhadores em educação realizado na última quinta-feira,22,na câmara de veradores de Floriano organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piaui (SINTE PI/FLORIANO).