Com mais de 1 semana no ar, a propaganda eleitoral gratuita já sutil efeito para os candidatos a governador no PI?
Pesquisa Amostragem e Credibilidade, divulgaram resultado hoje, 28, para governador do Piaui.
O Instituto Piauense de Opinião Pública- Amostragem buscou amostras somente em Teresina.
Já o Instituto Credibilidade apresentou a intenção de votos de 53 municípios do Piaui,a Capital ficou de fora.
A sondagem dos dois Institutos foi entre 23 a 26 agosto.Mostra uma polirazação entre PT e PMDB,aonde vamos tecer a análise.
Na pesquisa espontânea para governador,os dois institutos apontam o senador, Wellington Dias (PT) -Dias com 35,30% (Credibilidade) e 29,88% (Amostragem) - na dianteira do seu adversário, o governador, Zé Filho (PMDB)- O Zé 25,28% (Credibilidade) e 16% (Amostragem).
A intenção de votos do Zé Filho no interior é melhor do que na capital. Demonstra que o trabalho na captação de eleitor no interior vem melhorando.
Por outro lado, o resultado mostra que o eleitor tucano não está animado em votar em Zé Filho, não se animou com a dobradinha Zé e Silvio Mendes (PSDB), último é candidato a vice-governador, pois o governador não atingiu ainda os 20% das intenções de votos.
O senador W Dias mais conhecido em relação a Zé Filho,leva vantagem nesse quesito nas cidades do interior, o resultado aponta uma intenção de votos acima dos 30%.A marca é considerada boa.Na capital a performance do senador petista é baixa,a marca é paupérrima, abaixo do 30 percentuais.
- O eleitorado de Teresina deve achar que há similaridade entre duas chapas,é que, até pouco tempo, PT e PMDB eram aliados.
É nítido na pesquisa, o resultado da Amostragem traz números de indecisos, que são um pouco mais de 40%.
E no interior, Instituto Credibilidade traz os números,os indecisos cai, algo em torno de 6%,ficando pouco acima de 34%, é a mesma percepção da capital é sentida nas grandes cidades do interior do Piaui.
Com mais de 7 dias no ar a propaganda eleitoral gratuita (iniciou 19 de agosto, estenderá até o dia 2 de outubro) o efeito ainda é gota a gota para candidatos, existe ainda acentuada oscilação de um candidato para outro entre pesquisas, para período é considerada normal para quantidade de indecisos.
Partidos esperam que através do horário eleitoral no rádio e na TV os seus marqueteiros possam exercer influência relevante nas escolhas eleitorais ,principalmente nos indecisos.
Alerta sobre os eleitores indecisos, analistas,como Marcos Lisi, diz em seu artigo,"O voto dos indecisos nas democracias recentes:um estudo comparado", que o indeciso não é uma tabula rasa que os atores políticos podem manipular durante campanha. Para este grupo o esforço de mobilização (tipo e característica da mensagem) será tão importante quanto as tentativas de conquistas e de persuasão (não é a frequência de utilização dos diversos meios de comunicação que se ganha uma eleição).Segundo o autor,o conjunto da obra aliado a atitude politica são variáveis para eleger.
Comentários
Postar um comentário