Pular para o conteúdo principal

Câmara de Vereadores presta homenagem ao IFPI,pelos 20 anos de serviços prestado a Floriano.


Ontem à noite, 15, realizou-se uma sessão solene na Câmara de Vereadores de Floriano alusiva aos 20 anos do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia Piauí- IFPI - Campus Floriano,instalado em 16 de agosto de 1994.



O convite partiu de dois vereadores. Os parlamentares municipais: André Melo (PT) e Maurício Bezerra (PTB) - vale lembrar que os dois vereadores são funcionários do Instituto florianense.

Para André, 25 anos, o evento foi imensurável e indescritível, tomada de emoção conversou com o F1floriano e falou da importância que o instituto teve em sua vida.

“Sei que minha vida fez parte e, assim, a minha vida e tudo que aconteceu nela teve uma grande parte de ação do IFPI, dos professores. Quando frequentei lá, eu tinha 13 anos (André foi estudante do Instituto)”, o enfatizou.
O jovem parlamentar petista destacou o objetivo da instituição e utiliza o seu exemplo para explicar. Atualmente o vereador André é professor de matemática no IFPI, integra os quadros de efetivos do estabelecimento de ensino.

“A minha vida foi transformada pela ação social e aquilo que defendi e discuto na tribuna que é a educação é a principal forma de transformação de um povo. Hoje, estou feliz, pois, pode dar um presente a instituição que tanto me ajudou e ajuda os florianenses.”,disse André.

Fez presente na sessão dezenas de alunos, professores e funcionários, além dos ex-funcionários do IFPI,os últimos contribuíram muito para engrandecimento do estabelecimento de ensino – a exemplo da professora de língua portuguesa, Tamina Oka, presente na sessão, idosa,  lúcida, é considerada uma baluarte da educação municipal, ajudou a tornar a realidade que conhecemos do IFPI, no inicio conhecida por ETFPI (Escola Técnica Federal do Piaui), anos depois por UNED (Unidade de Ensino Descentralizado e Floriano). Tamina lecionou voluntariamente na época juntos outros professores, período difícil da Instituição, driblou obstáculos, como, por exemplo, quadro reduzido de funcionários para botar o campus para funcionar. O reitor do IFPI, Paulo Herinque Gomes, fez presente na sessão e estava acompanhado do diretor geral do campus florianense, professor Odimógenes Soares.
O casal (à esq) Jurandir Miranda Brandão e professora Fátima Brandão(lencionou no IFPI). E  a Professora Tamina Oka  ao lado do diretor geral do IFPI,Campus Floriano, Odimógenes Soares.


Após a cerimônia, o professor Odimógenes (o quarto gestor a dirigir o campus Floriano) conversou com F1floriano e falou do futuro do IFPI.

“A gente espera que possa ampliar o nosso espaço físico, ampliar a nossa oferta de cursos, e claro, continuar fazendo a formação de qualidade, trazendo educação de qualidade para  cidade, e filhos de Floriano e região (sul do estado do Pi e sertão maranhense)”, disse ele.

O diretor geral do IFPI agradeceu a moção.

“É com gratidão que a gente recebeu aqui o convite da sessão solene, comemoração pelos de 20 anos de nosso campus [...] proposto pelo professor André e pelo Mauricio Bezerra, ambos, vereadores e servidores do IFPI”, confessou Odimógenes.

O prefeito de Floriano, Gilberto Júnior (PSB), participou da sessão e no seu pronunciamento enfatizou a paixão dos profissionais pelo IFPI. Na continuidade da sua fala, Gilberto, parabenizou os dois vereadores, André e Mauricio pela homenagem, aliás, a proposição passou na câmara por unanimidade. Ainda o prefeito, dimensionou o campus Floriano e disse que o números de alunos formados é comparado a muitos municípios do Piaui que possui população de 3 mil habitantes - O IFPI já formou 2 mil 500 alunos dentro de duas décadas, este ano deve atingir a marca apontado por Gilberto.


- Números do IFPI, segundo Odimogenes.

Cerca 1 000 alunos
11 cursos  entre cursos técnicos e  cursos de graduação
Formados 2 500. Contando alunos do curso técnico, quanto do curso superior
70 professores
50 técnicos















Comentários

Mais visitadas

Crime da "menina vampiro" em Floriano completa 16 anos.

  Um crime de grande repercussão ocorrido em 23 de novembro de 1998, na cidade de Floriano, tendo como acusada uma adolescente de iniciais E.M.A que resultou na morte de mãe e filha, respectivamente, tia e prima da acusada e uma outra prima ferida gravemente. O crime transformou-se em livro pelo o jornalista e o escritor Eneas Barros que lançou no ano de 2010,o título “15:50” , que trata sobre crime bárbaro no interior do Piauí, por uma jovem adolescente, que trucidou toda a sua família e em seguida bebeu-lhes o sangue. A obra é escrita em forma de romance. O fato ganhou ampla repercussão na época e ficou conhecida como “o caso da menina vampiro”. O escritor afirma que tomou o cuidado de colocar na personagem o nome verdadeiro e nem tampouco mencionar a cidade em que ocorreu o crime, no caso, Floriano, situada a 261km da capital. Em “15:50”, a homicida é chamada de Ema – iniciais do seu verdadeiro nome. Essa é uma história forte, como disse, passada em uma ...

O novo comentarista do f1 escreve rima tosca sobre eventos políticos de FLO.

Rimas Toscas O novo comentarista do f1 Sá Calixto escreveu para o e-mail do f1floriano comentando de forma engraçada – na concepção dele - três episódios envolvendo o cenário politico do município de Floriano, ele considera importantes os eventos que transcorreram durante o ano de 2013.  1ª Evento Chegou depois dos outros vereadores. Desde que o novo prefeito assumiu a prefeitura só furo resolveu aparecer/ Não sei se é sorte ou azar/ No inicio do mandato um secretário voltou  vereador a ser/O Rei do Rock Para câmara  chegou feliz pois sabe que não terá imperador algum  que colocará sua batata para assar/ 2ª Evento  A Falta de leito. A precisão por aqui não é fato novo. Todos sabem que saúde de Floriano das pernas vai mal/ Não sei se é sorte ou azar/ Uma vez o gestor precisou do hospital particular e por falta de leito foi internar   no hospital do povo e olhe   que ele é fã da Gal/ Pensa que isso seja igualdade? Que nada é ...

"Fiz minha parte no debate do Sinte", disse Joel.E quanto aos adversários?

O debate ou mesa redonda, o formato que querem chamar, os prefeituráveis Joel Rodrigues(PP) e Moura Fé(PMB) participaram da conversa com os trabalhadores em educação realizado na última quinta-feira,22,na câmara de veradores de Floriano organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piaui (SINTE PI/FLORIANO).