Pular para o conteúdo principal

Albeartes ganha sala de música.

Maria de Carvalho Gonçalves(à esq). 

Na noite de ontem, 9 de agosto, a Academia de Letras e Belas Artes de Floriano e Vale do Parnaíba - ALBEARTES, foi realmente uma noite de gala como assim pronunciou uma das cultoras das artes na Princesa do Sul a Acadêmica Elineuza Ramos.

É que foi realizada uma Sessão Solene de inauguração e entrega a ALBEARTES da sala de música “OTILIA DE CARVALHO GONÇALVES – Vovinha Yaya”, que teve como doadora a Acadêmica MARIA DE CARVALHO GONÇALVES. A sala de música é voltada para crianças carentes da cidade.

 O Presidente da Albeartes o Acadêmico José Bruno dos Santos como os demais, todos felizes e satisfeitos com a magnitude da festa e pelo trabalho realizado pela Acadêmica e da maneira como foi recebido por todos os acadêmicos Albeartino.

A Acadêmica Maria de Carvalho Gonçalves mostrou-se muito alegre e feliz com a presença de sua família e familiares, pois conseguiu trazer todos seus irmãos que residem em outros municípios. 

Muitos pronunciamentos e apresentações de artistas, convidados e Albertinos como o José Paraguassu, Natividade Monteiro onde se apresentaram em tom de agradecimento, e parabenizando pela grande doação não só a Albeartes, mas, ao povo de Floriano. Instrumentos como: Teclados, Violões, Tripés e material didáticos.

O Salão da Albeartes repleto de acadêmicos e convidados especiais, em participar de uma festa numa entidade cultural que vem a somar com o povo e a cultura florianense, com o Padre Luiz de França que também é acadêmico e fez a benção da instalação oficial da sala de música “VOVINHA YAYA”. 

No encerramento como de costume um lauto banquete oferecido pela Acadêmica Maria de Carvalho Gonçalves. O Presidente José Bruno dos Santos e todos os acadêmicos assim disseram: mais uma realização da nossa Acadêmica Maria de Carvalho Gonçalves à nossa ALBEARTES.

Uma placa estampada no salão principal com esses dizeres: 

SALA DE  MÚSICA
“OTILIA DE CARVALHO GONÇALVES  VOVINHA YAYA”
VOVINHA PARA OS NETOS, YAYA PARA OS AMIGOS. NASCEU EM AMARANTE-PI, EM 15/01/1882. FILHA DE RAIMUNDO BARBOSA DE CARVALHO, NATURAL DE OEIRAS-PI, E DE JULIA MARIA RIBEIRO GONÇALVES, NATURAL DE AMARANTE-PI. CASOU-SE COM SEU PRIMO LUIZ RIBEIRO GONÇALVES E FORAM MORAR EM MANAUS, ONDE NASCEU SEU FILHO PAULO DE TARSO RIBEIRO GONÇALVES. VIÚVA VOLTA PARA AMARANTE-PI, COM SEU FILHO DE APENAS DOIS (02) ANOSDE IDADE, ONDE MINISTRA AULAS PARA CRIANÇAS NA “ESCOLINHA DA PROFESSORA YAYA”, QUE FUNCIONAVA NA CASA DE SEUS PAIS. CASOU-SE O FILHO COM SUA SOBRINHA E NORA YOLANDA DE CARVALHO GONÇALVES, VAI RESIDIR EM OEIRAS-PI, E LÁ SE DEDICA A COSTURAR PARA CRIANÇAS POBRES, ASSISTIDAS PELO AMPARO À INFÂNCIA, ENTIDADE FILANTRÓPICA, CRIADA NA DÉCADA DE 1930 PELO SEU IRMÃO ORLANDO BARBOSA DE CARVALHO. FALECEU EM 21/09/1968.

UMA HOMENAGEM DE SUA NETA MARIA DE CARVALHO GONÇALVES – FLORIANO(PI), 20/06/2014.





Fonte: tioborges.blogspot.com/

Comentários

Mais visitadas

Crime da "menina vampiro" em Floriano completa 16 anos.

  Um crime de grande repercussão ocorrido em 23 de novembro de 1998, na cidade de Floriano, tendo como acusada uma adolescente de iniciais E.M.A que resultou na morte de mãe e filha, respectivamente, tia e prima da acusada e uma outra prima ferida gravemente. O crime transformou-se em livro pelo o jornalista e o escritor Eneas Barros que lançou no ano de 2010,o título “15:50” , que trata sobre crime bárbaro no interior do Piauí, por uma jovem adolescente, que trucidou toda a sua família e em seguida bebeu-lhes o sangue. A obra é escrita em forma de romance. O fato ganhou ampla repercussão na época e ficou conhecida como “o caso da menina vampiro”. O escritor afirma que tomou o cuidado de colocar na personagem o nome verdadeiro e nem tampouco mencionar a cidade em que ocorreu o crime, no caso, Floriano, situada a 261km da capital. Em “15:50”, a homicida é chamada de Ema – iniciais do seu verdadeiro nome. Essa é uma história forte, como disse, passada em uma cida

Joel Rodrigues se pronuncia sobre a reforma do aeroporto de Floriano

 Pela  ASCOM: Jaquelina Nascimento Imagem Facebook Teresina (PI) - O deputado estadual Joel Rodrigues (PTB) se pronunciou na sessão plenária desta segunda (18) referente aos requerimentos aprovados para a cidade de Floriano e na ocasião criticou a administração municipal, lamentando que na última sexta o centro administrativo ficou sem energia.

A confiança arriscada de Akassio: polarização política em FLO e os desafios da corrida eleitoral.

O ex-vereador de Floriano e presidente do diretório municipal do PV, Akassio Nunes, demonstra uma confiança exacerbada ao declarar que só existe um pré-candidato viável a prefeito da cidade, o deputado estadual Marcus Vinícius Kalume. Essa afirmação, embora possa refletir uma visão assertiva, pode revelar também um excesso de confiança, desconsiderando outras possibilidades e candidaturas dentro do próprio grupo político. Além disso, ao polarizar as forças políticas em dois palanques, Akassio evidencia uma falta de flexibilidade e abertura para a diversidade de lideranças e propostas. Sua crítica à atual gestão, por sua vez, denota uma postura de confronto e desconfiança em relação ao governo municipal, o que pode gerar uma dinâmica de antagonismo prejudicial ao diálogo e à busca por soluções coletivas. Assim, sua postura parece refletir não apenas confiança, mas também rigidez e uma visão unidimensional do cenário político local. o ex vereador traz à tona uma análise aguda dos desafio