Pular para o conteúdo principal

Análise: Prefeito contraria secretário e disse que vai reabrir posto de saúde em comunidade rural.

A saúde é o maior problema do Brasil, de acordo com pesquisa Datafolha, divulgada na última quarta-feira (26), realizada com mais de 2000 entrevistado em todo o país.Na pesquisa,o SUS foi avaliado como ruim ou péssimo 56%.


Segundo Datafolha, a aflição atinge 45% dos entrevistados.É tão verdade que os moradores da comunidade rural de Floriano, 244 km da capital do Piaui,Teresina, aflitos denunciaram a imprensa local que a Unidade Básica de Saúde está em completo abandono - Combinação do mal feito com a burocracia.

Trata-se da comunidade rural Rio Branco,as imagens são estarrecedoras, a UBS encontra-se em completo deterioração, a situação piorou, ultimamente o posto é alvo de vândalos.

"Apesar de ter sido inaugurado [2010] há pouco tempo,o forro do teto já está caindo e apresenta rachaduras", denunciou Francisco de Assis morador do Rio Branco.

A bronca da comunidade é com razão, para serem atendidos, os moradores devem sair para outra posto,localizado no Boqueirão,também comunidade rural ou para sede.

"Quando precisamos, temos que se deslocar por vários quilômetros até Floriano", conclui Francisco de Assis.

O secretário municipal de saúde Bigman Barbosa buscou justificar mas não convenceu os moradores e nem o prefeito de Floriano Gilberto Júnior.

"Temos conhecimento do problema, mas acontece que estamos dando prioridade aos postos e unidade de saúde que atendem às outra regiões e não apenas a uma só comunidade", enfatizou Secretário em entrevista para TV Alvorada de Floriano.


Contrariando o secretário de saúde o prefeito Gilberto vai reabrir a unidade de saúde inicialmente funcionará com uma enfermeira.

"Estamos trabalhando para que isso se regularize, para que a população do Rio Branco e toda essa região tenham o melhor acesso possível [...] colocar um zelador e um vigia para cuidar desse posto", disse prefeito.

Gilberto deixou uma promessa para a comunidade.

"Vamos colocar em  condições de ser um verdadeiro posto de atendimento", afirmou o prefeito.

Para analistas politicas, o prefeito Gilberto Júnior foi didático ao convidar o secretário de saúde in logo verificar situação do posto de saúde do Rio Branco e, assim, passou um recado para a sua equipe.

fonte: florianonews.com e g1globo.com

Comentários

Mais visitadas

Crime da "menina vampiro" em Floriano completa 16 anos.

  Um crime de grande repercussão ocorrido em 23 de novembro de 1998, na cidade de Floriano, tendo como acusada uma adolescente de iniciais E.M.A que resultou na morte de mãe e filha, respectivamente, tia e prima da acusada e uma outra prima ferida gravemente. O crime transformou-se em livro pelo o jornalista e o escritor Eneas Barros que lançou no ano de 2010,o título “15:50” , que trata sobre crime bárbaro no interior do Piauí, por uma jovem adolescente, que trucidou toda a sua família e em seguida bebeu-lhes o sangue. A obra é escrita em forma de romance. O fato ganhou ampla repercussão na época e ficou conhecida como “o caso da menina vampiro”. O escritor afirma que tomou o cuidado de colocar na personagem o nome verdadeiro e nem tampouco mencionar a cidade em que ocorreu o crime, no caso, Floriano, situada a 261km da capital. Em “15:50”, a homicida é chamada de Ema – iniciais do seu verdadeiro nome. Essa é uma história forte, como disse, passada em uma cida

Joel Rodrigues se pronuncia sobre a reforma do aeroporto de Floriano

 Pela  ASCOM: Jaquelina Nascimento Imagem Facebook Teresina (PI) - O deputado estadual Joel Rodrigues (PTB) se pronunciou na sessão plenária desta segunda (18) referente aos requerimentos aprovados para a cidade de Floriano e na ocasião criticou a administração municipal, lamentando que na última sexta o centro administrativo ficou sem energia.

A confiança arriscada de Akassio: polarização política em FLO e os desafios da corrida eleitoral.

O ex-vereador de Floriano e presidente do diretório municipal do PV, Akassio Nunes, demonstra uma confiança exacerbada ao declarar que só existe um pré-candidato viável a prefeito da cidade, o deputado estadual Marcus Vinícius Kalume. Essa afirmação, embora possa refletir uma visão assertiva, pode revelar também um excesso de confiança, desconsiderando outras possibilidades e candidaturas dentro do próprio grupo político. Além disso, ao polarizar as forças políticas em dois palanques, Akassio evidencia uma falta de flexibilidade e abertura para a diversidade de lideranças e propostas. Sua crítica à atual gestão, por sua vez, denota uma postura de confronto e desconfiança em relação ao governo municipal, o que pode gerar uma dinâmica de antagonismo prejudicial ao diálogo e à busca por soluções coletivas. Assim, sua postura parece refletir não apenas confiança, mas também rigidez e uma visão unidimensional do cenário político local. o ex vereador traz à tona uma análise aguda dos desafio