Pular para o conteúdo principal

FLORART realiza ultima edição de 2013.O sentimento de dever cumprido.

Caravana da Leitura de Barão de Grajaú passou pelo palco do FLORART.

Na noite da última sexta-feira (27), aconteceu a última  edição do Projeto Cultural FLORART [6ª edição] do ano de 2013 no município de Floriano. O evento reuniu músicos, poetas, humoristas e grupos de dança. O palco escolhido para o show foi o Clube ARJOB, no bairro Sambaíba.

Quando o FLORART realizou a 1ª edição, em julho, iniciava uma epopéia. O idealizador José Paraguassu buscou em todas as 6ª edições apresentar artistas do município de Floriano e foi até  os bairros buscar essas atrações. E começou a percorrer as periferias e, semelhante mambembe, retirar do anonimato os artistas [músicos, cantores, grupo de dança e grupo de teatro] que não possui espaço para fazerem suas apresentações.

A partir da segunda edição foi montada uma equipe que “comprou” a idéia e que contou com grande parceiro que foi poder público municipal para realização do evento. Daí em diante O FLORART ganhou dimensão e de modo natural desvinculou do criador e passou a ser do povo- como deveria ser- no FLORART não havia restrições para participar, passarão no palcos profissionais a pessoas comuns que antes só cantava no banheiro.

A grandiosidade do evento não está em números exponenciais de público, mas na qualidade, o FLORART no ano de 2013 reuniu famílias inteiras, e a cada artista que subiu no palco a emoção tomava de conta. Então isso não tem preço, o reconhecimento. O que Paraguassu e o seu parceiro Cícero – a este dois eu tiro o meu chapéu - propuserem a fazer é maravilhosa.

Diante da concorrência do entretenimento diversificado, por exemplo, a internet ,é difícil de promover essa união das famílias. Paraguassu e o Cícero são heróis. Estão de parabéns os dois em resgatarem esses momentos que estão cada vez mais raro no mundo “moderno”, e o FLORART provou que isso é possível.

Que venha 2014 desejo que o FLORART se torne evento de cultura, a exemplo dos eventos culturais que já acontece no estado do Piaui, como Festival de Inverno do município de  Pedro II e o Festival de Cultura de Oeiras.


Comentários

Mais visitadas

Crime da "menina vampiro" em Floriano completa 16 anos.

  Um crime de grande repercussão ocorrido em 23 de novembro de 1998, na cidade de Floriano, tendo como acusada uma adolescente de iniciais E.M.A que resultou na morte de mãe e filha, respectivamente, tia e prima da acusada e uma outra prima ferida gravemente. O crime transformou-se em livro pelo o jornalista e o escritor Eneas Barros que lançou no ano de 2010,o título “15:50” , que trata sobre crime bárbaro no interior do Piauí, por uma jovem adolescente, que trucidou toda a sua família e em seguida bebeu-lhes o sangue. A obra é escrita em forma de romance. O fato ganhou ampla repercussão na época e ficou conhecida como “o caso da menina vampiro”. O escritor afirma que tomou o cuidado de colocar na personagem o nome verdadeiro e nem tampouco mencionar a cidade em que ocorreu o crime, no caso, Floriano, situada a 261km da capital. Em “15:50”, a homicida é chamada de Ema – iniciais do seu verdadeiro nome. Essa é uma história forte, como disse, passada em uma ...

O novo comentarista do f1 escreve rima tosca sobre eventos políticos de FLO.

Rimas Toscas O novo comentarista do f1 Sá Calixto escreveu para o e-mail do f1floriano comentando de forma engraçada – na concepção dele - três episódios envolvendo o cenário politico do município de Floriano, ele considera importantes os eventos que transcorreram durante o ano de 2013.  1ª Evento Chegou depois dos outros vereadores. Desde que o novo prefeito assumiu a prefeitura só furo resolveu aparecer/ Não sei se é sorte ou azar/ No inicio do mandato um secretário voltou  vereador a ser/O Rei do Rock Para câmara  chegou feliz pois sabe que não terá imperador algum  que colocará sua batata para assar/ 2ª Evento  A Falta de leito. A precisão por aqui não é fato novo. Todos sabem que saúde de Floriano das pernas vai mal/ Não sei se é sorte ou azar/ Uma vez o gestor precisou do hospital particular e por falta de leito foi internar   no hospital do povo e olhe   que ele é fã da Gal/ Pensa que isso seja igualdade? Que nada é ...

"Fiz minha parte no debate do Sinte", disse Joel.E quanto aos adversários?

O debate ou mesa redonda, o formato que querem chamar, os prefeituráveis Joel Rodrigues(PP) e Moura Fé(PMB) participaram da conversa com os trabalhadores em educação realizado na última quinta-feira,22,na câmara de veradores de Floriano organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piaui (SINTE PI/FLORIANO).