Pular para o conteúdo principal

PSDB e PSB empatam em rejeições na corrida para presidente 2014.




No dia de ontem, 18, foi divulgada outra pesquisa demonstrado  o atual cenário  em que está a corrida eleitoral para presidente 2014.Novamente a presidente Dilma Roussef ocupa a dianteira, 43%, Aécio 14% e Campos 7%.Foi divulgada pelo Instituto Ibope, encomendado pela Folha de São Paulo juntamente com a organização Globo.
Após a equipe do f1 participar de várias rodadas de conversa política a respeito da pesquisa Ibope no município de Floriano e nas redes socias  no dia de hoje construímos uma análise empírica do assunto, balizado somente na rejeição veja:

José Serra
49%
Eduardo Campos
42%
Aécio Neves
39%
Marina Silva
37%
Dilma Rousseff
34%
07 a 11/novembro. A taxa de rejeição (percentual de eleitores que disseram que não votariam no candidato de jeito nenhum) está distribuída da seguinte maneira.Pesquise Ibope.

A escolha da variável rejeição para análise é devido ela ser uma avaliação da viabilidade de uma candidatura. Assim consideramos que qualquer candidato possui algum grau de rejeição.

No caso da rejeição de José Serra pesa a sua imagem,pois ele é muito conhecido em relação a Eduardo Campos e Aécio Neves, pois disputou uma eleição para presidente, ano 2010, pelo PSDB.A rejeição do tucano é grande, ocupa o topo da lista. Analistas acham difícil ele conseguir reverter o quadro - a rejeição sustenta numa hostilidade à pessoa do candidato-  por isso o PSDB e aliados devem manter o apoio a candidatura do também tucano Aécio (10 percentuais a menos que Serra) que possui possibilidades de reversão maiores por ser sangue novo.A perspectiva de uma candidatura forte caso chegue a disputar segundo turno.

O olhar agora é para o PSB, dois pessebistas também compõem a lista do Ibope igual quantidade do PSDB, Eduardo Campos e Marina Silva. A taxa de rejeição de Eduardo Campos (7 percentuais a menos que o Serra) é atribuída a falta de conhecimento da boa parte dos eleitores principalmente do sudeste do Brasil. Analistas acreditam que a diminuição da taxa deve ocorrer durante a campanha e possa reverter após corrigida a distorção de imagem e preconceitos.A arma forte de Campos é  o apoio de Marina Silva que se encontra em situação bem melhor e ela tem a simpatia da população semelhante da presidente Dilma.

O prognóstico leva em consideração a hipótese do seguinte cenário
Simulação de segundo turno.

Cenário
7 a 11/11
- Dilma Rousseff: 48%
- Eduardo Campos: 12%
- Branco/nulo: 24%
- Não sabe/não respondeu: 16%
Cenário
7 a 11/11
- Dilma Rousseff: 44%
- Marina Silva: 24%
- Branco/nulo: 19%
- Não sabe/não respondeu: 13%

Desta forma, analistas preveem que Eduardo Campos fazendo as devidas correções de imagem e passando ocupar o espaço maior na mídia possa reverter o cenário e a parcela de eleitores que hoje o rejeita pode votar nele pela singela razão de que o PSDB passe ser o mais rejeitado- simplesmente ganhe os eleitores tucanos principalmente em São Paulo.E talvez leve a disputa para o segundo turno.

Comentários

Mais visitadas

Crime da "menina vampiro" em Floriano completa 16 anos.

  Um crime de grande repercussão ocorrido em 23 de novembro de 1998, na cidade de Floriano, tendo como acusada uma adolescente de iniciais E.M.A que resultou na morte de mãe e filha, respectivamente, tia e prima da acusada e uma outra prima ferida gravemente. O crime transformou-se em livro pelo o jornalista e o escritor Eneas Barros que lançou no ano de 2010,o título “15:50” , que trata sobre crime bárbaro no interior do Piauí, por uma jovem adolescente, que trucidou toda a sua família e em seguida bebeu-lhes o sangue. A obra é escrita em forma de romance. O fato ganhou ampla repercussão na época e ficou conhecida como “o caso da menina vampiro”. O escritor afirma que tomou o cuidado de colocar na personagem o nome verdadeiro e nem tampouco mencionar a cidade em que ocorreu o crime, no caso, Floriano, situada a 261km da capital. Em “15:50”, a homicida é chamada de Ema – iniciais do seu verdadeiro nome. Essa é uma história forte, como disse, passada em uma cida

Joel Rodrigues se pronuncia sobre a reforma do aeroporto de Floriano

 Pela  ASCOM: Jaquelina Nascimento Imagem Facebook Teresina (PI) - O deputado estadual Joel Rodrigues (PTB) se pronunciou na sessão plenária desta segunda (18) referente aos requerimentos aprovados para a cidade de Floriano e na ocasião criticou a administração municipal, lamentando que na última sexta o centro administrativo ficou sem energia.

A confiança arriscada de Akassio: polarização política em FLO e os desafios da corrida eleitoral.

O ex-vereador de Floriano e presidente do diretório municipal do PV, Akassio Nunes, demonstra uma confiança exacerbada ao declarar que só existe um pré-candidato viável a prefeito da cidade, o deputado estadual Marcus Vinícius Kalume. Essa afirmação, embora possa refletir uma visão assertiva, pode revelar também um excesso de confiança, desconsiderando outras possibilidades e candidaturas dentro do próprio grupo político. Além disso, ao polarizar as forças políticas em dois palanques, Akassio evidencia uma falta de flexibilidade e abertura para a diversidade de lideranças e propostas. Sua crítica à atual gestão, por sua vez, denota uma postura de confronto e desconfiança em relação ao governo municipal, o que pode gerar uma dinâmica de antagonismo prejudicial ao diálogo e à busca por soluções coletivas. Assim, sua postura parece refletir não apenas confiança, mas também rigidez e uma visão unidimensional do cenário político local. o ex vereador traz à tona uma análise aguda dos desafio