Pular para o conteúdo principal

Análisef1: Gilberto Júnior e Futuro de FLO. Espaço urbano direito da cidade.

Próximo de completar 7 meses de governo a frente da prefeitura de Floriano o prefeito Gilberto Jùnior (PSB) com a sua equipe estão preocupados com a ocupação dos espaços urbanos -No município de Floriano o uso das terras estão sendo transformado em mercadorias.A grande preocupação desta gestão é de democratizar o direito da cidade- a maior parte da população florianense vive na cidade - e para acontecer a democratização do acesso (e da utilização) ao solo urbano só através de uma política de planejamento social.


Atualmente a cidade de Floriano é um centro regional dotado de infra-estrutura, a diversidades de serviços oferecidos pelo município como por exemplo saúde e educação vêm absorvendo um excedente populacional que em décadas anteriores era destinadas às cidades maiores (metrópoles) como Teresina (PI), São Luíz (MA) e Fortaleza(CE).O município vêm sofrendo um processo de urbanização e crescimento intenso desde do ano 2.000.Este processo consubstancia-se nas transformações econômicas, políticas e sociais.

Para o Secretário Municipal de Governo César Pedrosa "Essa demanda [produção de espaço urbano] está, de certa forma, desordenada. Ela não está obedecendo aos critérios legais, tanto por parte do Poder Público Municipal, como por parte dos empreendedores. Não está havendo uma obediência ao que impõe a Lei de Loteamento Federal, o Plano Diretor de Floriano [instrumento básico de um processo de planejamento para implantação da política de desenvolvimento urbano, norteando a ação dos agentes públicos e privado (ABNT,1191)], o Código de Obras, o Código de Postura  da municipal e a Lei de Uso e Ocupação de Solo”.

Diante da denúncia do Secretário de Governo notamos o quanto é necessário que o Poder Público exerça o  controle urbanísticos do território.A coragem do prefeito Gilberto Júnior para tomar as rédias da gestão do espaço urbano há um sentido didático.O ato politico foi uma resposta para aqueles que desconhecem as leis e normas que regulam como espaço deve ser ocupado no município.

O compromisso do prefeito é com o futuro.A expansão da cidade deve está ligado com a qualidade de vida.A obediência ao plano diretor é para que não ocorram loteamento clandestinos, autoconstruções e ocupações irregulares.Após audiência pública (03/06) com empreiteiras e engenheiros o debate mais qualificados estará na 5ª Conferência Municipal das Cidades  que será realizado no dia 14 de junho, no auditório do Hotel Rio Parnaíba.


Comentários

Mais visitadas

Crime da "menina vampiro" em Floriano completa 16 anos.

  Um crime de grande repercussão ocorrido em 23 de novembro de 1998, na cidade de Floriano, tendo como acusada uma adolescente de iniciais E.M.A que resultou na morte de mãe e filha, respectivamente, tia e prima da acusada e uma outra prima ferida gravemente. O crime transformou-se em livro pelo o jornalista e o escritor Eneas Barros que lançou no ano de 2010,o título “15:50” , que trata sobre crime bárbaro no interior do Piauí, por uma jovem adolescente, que trucidou toda a sua família e em seguida bebeu-lhes o sangue. A obra é escrita em forma de romance. O fato ganhou ampla repercussão na época e ficou conhecida como “o caso da menina vampiro”. O escritor afirma que tomou o cuidado de colocar na personagem o nome verdadeiro e nem tampouco mencionar a cidade em que ocorreu o crime, no caso, Floriano, situada a 261km da capital. Em “15:50”, a homicida é chamada de Ema – iniciais do seu verdadeiro nome. Essa é uma história forte, como disse, passada em uma cida

Joel Rodrigues se pronuncia sobre a reforma do aeroporto de Floriano

 Pela  ASCOM: Jaquelina Nascimento Imagem Facebook Teresina (PI) - O deputado estadual Joel Rodrigues (PTB) se pronunciou na sessão plenária desta segunda (18) referente aos requerimentos aprovados para a cidade de Floriano e na ocasião criticou a administração municipal, lamentando que na última sexta o centro administrativo ficou sem energia.

A confiança arriscada de Akassio: polarização política em FLO e os desafios da corrida eleitoral.

O ex-vereador de Floriano e presidente do diretório municipal do PV, Akassio Nunes, demonstra uma confiança exacerbada ao declarar que só existe um pré-candidato viável a prefeito da cidade, o deputado estadual Marcus Vinícius Kalume. Essa afirmação, embora possa refletir uma visão assertiva, pode revelar também um excesso de confiança, desconsiderando outras possibilidades e candidaturas dentro do próprio grupo político. Além disso, ao polarizar as forças políticas em dois palanques, Akassio evidencia uma falta de flexibilidade e abertura para a diversidade de lideranças e propostas. Sua crítica à atual gestão, por sua vez, denota uma postura de confronto e desconfiança em relação ao governo municipal, o que pode gerar uma dinâmica de antagonismo prejudicial ao diálogo e à busca por soluções coletivas. Assim, sua postura parece refletir não apenas confiança, mas também rigidez e uma visão unidimensional do cenário político local. o ex vereador traz à tona uma análise aguda dos desafio