Sonda na bacia do Parnaíba |
Ontem (01) o governador Wilson Martins recebeu no Palácio de Kanark a diretora da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) Magda Chambriand. A vinda de Magda para o Piaui foi para anunciar a licitação para exploração de gás na região de Floriano.A data do 11ª rodada leilão da ANP 14 e 15 de maio.
“Acreditamos e comprovamos que é possível produzir gás no Piauí.
A proposição de lotes foi aceita. É um processo longo que vai desde a consulta
em audiência pública até a licitação que acontece dia 14 e 15 de maio. Já temos
o local, está tudo preparado, nada será adiado. Já estamos dando início aos
trabalhos”, disse a presidente da ANP.
A cidade de Floriano é pertencente a bacia do Parnaíba a área da região de produção de gás no sul do Piaui é de aproximadamente do tamanho do estado de Sergipe e se junta aos outros 288 outros blocos em 22 setores de bacia sedimentares: Barreirinhas, Ceará, Espirito santo, Foz dos Amazonas,Pará-Maranhão, Pernambuco-Paraíba, Potiguar, Recôncavo, Sergipe-Alagoas e Tucano.
Os campos ofertados são atraentes o Governo Federal espera arrecadar 10 bilhões de dólares com a realização do leilão de blocos para exploração de petróleo.A expectativa se deve ao elevado número de empresas credenciadas para rodada, pois não é realizada no país desde 2008.Segundo o PSTU o governo necessita deste dinheiro para cobrir rombos nas finanças do Estado causado pelos constantes subsídios que continua dando as multinacionais de outros setores da economia.
O vizinho estado do Maranhão que também faz parte da bacia Paranaíba já tem a produção de gás consolidado, e os resultados apresentados reafirmam o potencial da bacia.A empresa OGX Maranhão de propriedade do Eike Batista é a que opera no estado.Diante dos bons resultados do Maranhão,a perspectiva do governo do Piaui é que tenha intensa disputa pelos 15 blocos da região de Floriano.
Comentários
Postar um comentário