FOTO INTERNET |
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) redefiniu, na noite desta terça-feira (09), as cadeiras as quais a população de cada Estado tem direito em sua representação na Câmara de Deputados,o pedido partiu da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.De acordo com as novas regras estipuladas pela mais alta corte eleitoral, 13 estados sofrem modificações no número de vagas, sendo que 8 perdem cadeiras e o restante ganham.
Com o deferimento do pedido, o Estado do Piaui sofre a maior redução de bancada entre os estados que perderam.Atualmente o Amazonas tem uma população maior do que Piaui.De acordo com a resolução, o Estado da região Norte ganharia uma cadeira (passando de 9 para 10).Por sua vez o Estado do Piaui perderia dois deputados federais (passando de 10 para 8).
Segundo o Portal 180 Graus se a decisão do TSE tivesse valido nas eleições de 2010 a Assembleia Legislativa do Piaui (ALEPI) perderia 6 deputados estaduais e contaria com 24 parlamentares.De acordo com o Portal os deputados Antônio Felix (PPS), Warton Santos (PMDB), Nerinho (PTB), Elvado Gomes (PTC), Ubiraci Carvalho (PDT) e Liziê Coelho (PTB) não chegariam a ocupar vaga.Na Câmara Federal teriam ficado fora Jesus Rodrigues (PT) e Paes Landim (PTB).Desse modo, o deputado Joílson Rodrigues (PTB) não assumiria a vaga deixado pelo deputado Nerinho.
Segundo o presidente da Assembleia, Themístocles Filho (PMDB), a questão deve ser avaliada pelo Congresso Nacional e não pelo STE. “Nós não desistimos vamos continuar lutando até o final de setembro desse ano. Até lá muita coisa pode acontecer. O Piauí será muito prejudicado com essa decisão”, disse.
Com informações 180 Graus e TSE.
Agora vamos sair às ruas para diminuir o número de vereadores, pois esses só geram gastos. Posto que quando chegam à Câmara se vendem para a Administração Executiva e acabam passando quatro anos sem representar o interesse do povo. O que é gasto na Câmara Municipal poderia ser investido em outra secretaria.
ResponderExcluir