Pular para o conteúdo principal

Decisão do TSE provoca reação da ALEPI.FLO perderia uma vaga.

FOTO INTERNET
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) redefiniu, na noite desta terça-feira (09), as cadeiras as quais a população de cada Estado tem direito em sua representação na Câmara de Deputados,o pedido partiu da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.De acordo com as novas regras estipuladas pela mais alta corte eleitoral, 13 estados sofrem modificações no número de vagas, sendo que 8 perdem cadeiras e o restante ganham.

Com o deferimento do pedido, o Estado do Piaui sofre a maior redução de bancada entre os estados que perderam.Atualmente o Amazonas tem uma população maior do que Piaui.De acordo com a resolução, o Estado da região Norte ganharia uma cadeira (passando de 9 para 10).Por sua vez o Estado do Piaui perderia dois deputados federais (passando de 10 para 8).

Segundo o Portal 180 Graus se a decisão do TSE tivesse valido nas eleições de 2010 a Assembleia Legislativa do Piaui (ALEPI) perderia 6 deputados estaduais e  contaria com 24 parlamentares.De acordo com o Portal os deputados Antônio Felix (PPS), Warton Santos (PMDB), Nerinho (PTB), Elvado Gomes (PTC), Ubiraci Carvalho (PDT) e Liziê Coelho (PTB) não chegariam a ocupar  vaga.Na Câmara Federal teriam ficado fora Jesus Rodrigues (PT) e Paes Landim (PTB).Desse modo, o deputado Joílson Rodrigues (PTB) não assumiria a vaga deixado pelo deputado Nerinho.


Segundo o presidente da Assembleia, Themístocles Filho (PMDB), a questão deve ser avaliada pelo Congresso Nacional e não pelo STE. “Nós não desistimos vamos continuar lutando até o final de setembro desse ano. Até lá muita coisa pode acontecer. O Piauí será muito prejudicado com essa decisão”, disse.


Com informações 180 Graus e TSE.

Comentários

  1. Agora vamos sair às ruas para diminuir o número de vereadores, pois esses só geram gastos. Posto que quando chegam à Câmara se vendem para a Administração Executiva e acabam passando quatro anos sem representar o interesse do povo. O que é gasto na Câmara Municipal poderia ser investido em outra secretaria.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais visitadas

Crime da "menina vampiro" em Floriano completa 16 anos.

  Um crime de grande repercussão ocorrido em 23 de novembro de 1998, na cidade de Floriano, tendo como acusada uma adolescente de iniciais E.M.A que resultou na morte de mãe e filha, respectivamente, tia e prima da acusada e uma outra prima ferida gravemente. O crime transformou-se em livro pelo o jornalista e o escritor Eneas Barros que lançou no ano de 2010,o título “15:50” , que trata sobre crime bárbaro no interior do Piauí, por uma jovem adolescente, que trucidou toda a sua família e em seguida bebeu-lhes o sangue. A obra é escrita em forma de romance. O fato ganhou ampla repercussão na época e ficou conhecida como “o caso da menina vampiro”. O escritor afirma que tomou o cuidado de colocar na personagem o nome verdadeiro e nem tampouco mencionar a cidade em que ocorreu o crime, no caso, Floriano, situada a 261km da capital. Em “15:50”, a homicida é chamada de Ema – iniciais do seu verdadeiro nome. Essa é uma história forte, como disse, passada em uma cida

Joel Rodrigues se pronuncia sobre a reforma do aeroporto de Floriano

 Pela  ASCOM: Jaquelina Nascimento Imagem Facebook Teresina (PI) - O deputado estadual Joel Rodrigues (PTB) se pronunciou na sessão plenária desta segunda (18) referente aos requerimentos aprovados para a cidade de Floriano e na ocasião criticou a administração municipal, lamentando que na última sexta o centro administrativo ficou sem energia.

Mauricio Bezerra pré candidato a prefeito de Floriano PI

Maurício Bezerra emerge como uma figura promissora na política de Floriano, com sua pré-candidatura para prefeito despertando grande interesse na comunidade. Sua plataforma política enfatiza o cuidado com as pessoas e a busca por soluções inovadoras, trazendo uma visão aprazível e dinâmica para os desafios enfrentados pela cidade. Sua experiência multifacetada, incluindo passagens como secretário de meio ambiente e saúde, presidente da câmara municipal, Rotary Floriano Médio Parnaiba e diretor da regional de saúde, o preparou para liderar Floriano em direção a um futuro mais próspero e inclusivo. Sua candidatura representa uma abordagem nova e dinâmica para os problemas de Floriano, buscando soluções criativas para questões como infraestrutura, educação e saúde pública. Promete enfrentar esses desafios com determinação e dedicação, priorizando o bem-estar e o desenvolvimento de todos os cidadãos. Bezerra reconhece os desafios que enfrentará como prefeito de Floriano, mas sua experiênci