Pular para o conteúdo principal

Concursos não são proibidos em ano de eleição, apenas nomeações

Nos meios de comunicações circula uma polêmica sobre o Concurso Público para cargos da Câmara Municipal de Floriano.O presidente da Câmara Manoel Simplício (PV) em entrevista para  repórter Ivan Nunes da rádio Princesa FM 97,9 deu a seguinte declaração:


“Poucas vagas existem num poder legislativo desse, pois já tínhamos muitos funcionários.Foi em cima da(bucha), pois foi feita na data da proibição porque não podia mais ser chamado ninguém, então estamos vendo a legalidade de tudo isso para vermos como proceder.”

Veja a lei Lei nº 9.504/1997, art. 73.
I.nomear, contratar ou de qualquer forma admitir, demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens ou por outros meios dificultar ou impedir o exercício funcional e, ainda, ex officio, remover, transferir ou exonerar servidor público, na circunscrição do pleito, até a posse dos eleitos, sob pena de nulidade de pleno direito, ressalvados os casos de:
...
c) nomeação dos aprovados em concursos públicos homologados até 7 de julho de 2012;
...
Então a realização e homologação de concursos públicos não são proibidas em ano eleitoral.A homologação do concurso municipal
 for feita até três meses antes das eleições - no caso, até julho, as

 nomeações podem ocorrer em qualquer período do ano. Já em

 âmbitos federal e estadual, as nomeações ocorrem sem restrições.
 As inscrições  foi realizada no período de 16 de Abril de 2012 a 11

de Maio de 2012.E a prova no dia 03 de junho de 2012.Quer dizer

que ex-presidente Salomão de Holanda poderia ter nomeado naquele ano.

De acordo com o promotor de Justiça eleitoral e Justiça criminal e

 autor do livro "Direito Eleitoral" pela Editora Campus/Elsevier, Francisco Dirceu Barros,o objetivo da lei é proporcionar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais, evitar apadrinhamentos eleitorais, impedindo que a nomeação seja trocada por votos, e impedir perseguições por politicagem, ou seja, que a opção do eleitor não seja obstáculo ao seu ingresso no serviço público.




    Comentários

    Mais visitadas

    Crime da "menina vampiro" em Floriano completa 16 anos.

      Um crime de grande repercussão ocorrido em 23 de novembro de 1998, na cidade de Floriano, tendo como acusada uma adolescente de iniciais E.M.A que resultou na morte de mãe e filha, respectivamente, tia e prima da acusada e uma outra prima ferida gravemente. O crime transformou-se em livro pelo o jornalista e o escritor Eneas Barros que lançou no ano de 2010,o título “15:50” , que trata sobre crime bárbaro no interior do Piauí, por uma jovem adolescente, que trucidou toda a sua família e em seguida bebeu-lhes o sangue. A obra é escrita em forma de romance. O fato ganhou ampla repercussão na época e ficou conhecida como “o caso da menina vampiro”. O escritor afirma que tomou o cuidado de colocar na personagem o nome verdadeiro e nem tampouco mencionar a cidade em que ocorreu o crime, no caso, Floriano, situada a 261km da capital. Em “15:50”, a homicida é chamada de Ema – iniciais do seu verdadeiro nome. Essa é uma história forte, como disse, passada em uma ...

    O novo comentarista do f1 escreve rima tosca sobre eventos políticos de FLO.

    Rimas Toscas O novo comentarista do f1 Sá Calixto escreveu para o e-mail do f1floriano comentando de forma engraçada – na concepção dele - três episódios envolvendo o cenário politico do município de Floriano, ele considera importantes os eventos que transcorreram durante o ano de 2013.  1ª Evento Chegou depois dos outros vereadores. Desde que o novo prefeito assumiu a prefeitura só furo resolveu aparecer/ Não sei se é sorte ou azar/ No inicio do mandato um secretário voltou  vereador a ser/O Rei do Rock Para câmara  chegou feliz pois sabe que não terá imperador algum  que colocará sua batata para assar/ 2ª Evento  A Falta de leito. A precisão por aqui não é fato novo. Todos sabem que saúde de Floriano das pernas vai mal/ Não sei se é sorte ou azar/ Uma vez o gestor precisou do hospital particular e por falta de leito foi internar   no hospital do povo e olhe   que ele é fã da Gal/ Pensa que isso seja igualdade? Que nada é ...

    "Fiz minha parte no debate do Sinte", disse Joel.E quanto aos adversários?

    O debate ou mesa redonda, o formato que querem chamar, os prefeituráveis Joel Rodrigues(PP) e Moura Fé(PMB) participaram da conversa com os trabalhadores em educação realizado na última quinta-feira,22,na câmara de veradores de Floriano organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piaui (SINTE PI/FLORIANO).