Pular para o conteúdo principal

Floriano 115 anos e 60 léguas Rio Arriba de Teresina.



Manga PI

...
Floriano, dias claros, céu azul,
Por cognome a “Princesa do Sul”,
Tendo de no cumprir mundo alta missão
Jamais descurou da instrução
Os seus filhos estudando e trabalhando
Um sonho intenso sempre acalentado:
De vê-la afinal em promoção triunfal,
Do Piauí definitiva capital.
Bairro Pau Ferrado grande concentração de descendentes africanos.


O parágrafo pertence  ao Hino de Floriano PI que na época  da sua elaboração igualmente aos dias atuais sonhavam com o  desenvolvimento da cidade e melhor posicionamento  entre as cidades do Piauí.

Vamos contar resumidamente como surgiu a cidade piauiense Floriano.

 Em 1676 a Coroa Lusa doou sesmarias a Domingos Afonso Mafrense, que fundou fazendas de gado, posteriormente legadas aos jesuítas. Com a expulsão, em 1760, dos religiosos da Companhia de Jesus, as fazendas passaram ao domínio do Estado.
O Governador João Pereira Caldas, promovendo o seqüestro e arrolamento das fazendas, dividiu-as em três inspeções, com os nomes de Canindé, Nazaré e Piauí. Em 1873, foramdesmembradas da inspeção de Nazaré as fazendas Guaribas, Serrinha, Matos Algodões e Olho-d'Água, para a formação da Colônia Rural de São Pedro de Alcântara que se localizou à margem direita do rio Parnaíba, a 60 léguas acima da Cidade de Teresina, no lugar denominado Chapada da Onça.
O Povoado progrediu, tornando-se ponto convergente da população sertaneja à procura de trabalho e atividades comerciais.
A partir da administração do Doutor Ricardo Carvalho, foi liberada e incentivada a edificação de casas na Colônia. Com essa medida, a localidade se desenvolveu rapidamente, elevando-se, em 1890, à categoria de Vila, com a denominação de Colônia. Em 1895 a Vila e o Município foram extintos e, em 1896, a autonomia administrativa foi restabelecida. Em 1897, adquiriu foros de Cidade, com a denominação de Floriano.
Retornando a analisar o hino pontualmente na seguinte frase:
 
Jamais descurou da instrução.Os seus filhos estudando e trabalhando”
Baião de dois comida típica de Floriano PI.



Nota-se que o florianense da época não tanto diferente dos florianenses dos dias atuais sempre se preocupou com a educação [ o autor usa o termo em desuso instrução que hoje é utilizado  largamente o termo educação.] e acreditava que o conhecimento é um fator preponderante na transformação econômica.


Floriano está inserido neste contexto mundial de cada vez mais cidades do mundo torna-se eminente urbano.Os florianenses iguais cidadãos de qualquer outra cidade do mundo vivem situação dramática,no que tange os problemas de educação, de saúde e de segurança.

Ao completar 115 anos de emancipação política no período eleitoral, cidadãos florianenses nativos ou adotados tem que analisar o projeto político das três chapas que aí estão na vontade de solucionar os problemas da cidade.

Parabéns Floriano!!!!!!!

Comentários

Mais visitadas

Crime da "menina vampiro" em Floriano completa 16 anos.

  Um crime de grande repercussão ocorrido em 23 de novembro de 1998, na cidade de Floriano, tendo como acusada uma adolescente de iniciais E.M.A que resultou na morte de mãe e filha, respectivamente, tia e prima da acusada e uma outra prima ferida gravemente. O crime transformou-se em livro pelo o jornalista e o escritor Eneas Barros que lançou no ano de 2010,o título “15:50” , que trata sobre crime bárbaro no interior do Piauí, por uma jovem adolescente, que trucidou toda a sua família e em seguida bebeu-lhes o sangue. A obra é escrita em forma de romance. O fato ganhou ampla repercussão na época e ficou conhecida como “o caso da menina vampiro”. O escritor afirma que tomou o cuidado de colocar na personagem o nome verdadeiro e nem tampouco mencionar a cidade em que ocorreu o crime, no caso, Floriano, situada a 261km da capital. Em “15:50”, a homicida é chamada de Ema – iniciais do seu verdadeiro nome. Essa é uma história forte, como disse, passada em uma cida

Joel Rodrigues se pronuncia sobre a reforma do aeroporto de Floriano

 Pela  ASCOM: Jaquelina Nascimento Imagem Facebook Teresina (PI) - O deputado estadual Joel Rodrigues (PTB) se pronunciou na sessão plenária desta segunda (18) referente aos requerimentos aprovados para a cidade de Floriano e na ocasião criticou a administração municipal, lamentando que na última sexta o centro administrativo ficou sem energia.

A confiança arriscada de Akassio: polarização política em FLO e os desafios da corrida eleitoral.

O ex-vereador de Floriano e presidente do diretório municipal do PV, Akassio Nunes, demonstra uma confiança exacerbada ao declarar que só existe um pré-candidato viável a prefeito da cidade, o deputado estadual Marcus Vinícius Kalume. Essa afirmação, embora possa refletir uma visão assertiva, pode revelar também um excesso de confiança, desconsiderando outras possibilidades e candidaturas dentro do próprio grupo político. Além disso, ao polarizar as forças políticas em dois palanques, Akassio evidencia uma falta de flexibilidade e abertura para a diversidade de lideranças e propostas. Sua crítica à atual gestão, por sua vez, denota uma postura de confronto e desconfiança em relação ao governo municipal, o que pode gerar uma dinâmica de antagonismo prejudicial ao diálogo e à busca por soluções coletivas. Assim, sua postura parece refletir não apenas confiança, mas também rigidez e uma visão unidimensional do cenário político local. o ex vereador traz à tona uma análise aguda dos desafio