Pular para o conteúdo principal

Como Se Eleger Vereador.


Wikipédia Vereador é a designação tradicional, nos países de língua portuguesa, de um membro de um órgão colegial representativo de um município, com funções executivas ou legislativas, conforme o país. Os vereadores agrupam-se, normalmente, numa câmara municipal oucâmara de vereadores. Apesar de as origens do cargo remontarem à Idade Média, às origens do Reino de Portugal, no século XX, as câmaras municipais e os seus vereadores evoluiram para uma função legislativa e parlamentar no Brasil e para uma função essencialmente executiva em Portugal. Nas antigas colônias portuguesas de Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe, o vereadores também apresentam funções executivas, como em Portugal. O dia do vereador é comemorado no Brasil, no dia 1 de outubro.

O partido que disputa com Candidato concorrendo a majoritária (Prefeito, Vice-Prefeito) tende a facilitar a campanha do grupo de candidatos a vereadores do partido (uso da estrutura, participação de reuniões com os candidatos, etc.) .Se o partido não coligar, a Lei Eleitoral permite o lançamento de até 150% do número de cadeiras, enquanto se coligado poderá lançar 200%.
  A eleição de vereadores segue o princípio da representação proporcional, os Partidos Políticos elegem suas bancadas e o número de vereadores eleitos será determinado pelo número  de votos que cada legenda partidária –  partido ou coligação – receber dos eleitores.   Dentro do partido, elegem-se os mais votados.  Cada voto dado ao candidato a vereador vai-se somar com os demais do mesmo partido ou coligação e com os votos só de legenda, e a soma obtida vai servir para determinar o número de vereadores a serem eleitos pelo partido ou coligação.Não se trata da eleição de um individuo, pois  não se vota apenas no candidato, mas de uma eleição de bancada, que vai representar o partido na Câmara Municipal.
Quantos votos serão necessários para a eleição de um vereador de cada um dos partidos?
Bem, para a obtenção desta resposta é necessário identificar o “QUOCIENTE ELEITORAL.”
(Quociente eleitoral é o número, mínimo, de votos necessários para que um partido eleja um vereador).
 Como apurar o “QUOCIENTE ELEITORAL?”.
Exemplo de cálculo de quociente
Votos Nulos (última eleição)
9.980
Votos Brancos(última eleição)
20.000
Votos válidos
170.020
Comparecimento
200.000
N de cadeiras
21
Quociente eleitoral
8.096

quociente eleitoral = 170.020 : 21 = 8.096

No exemplo acima, se tem uma noção de quantos votos – soma de todos os votos de todos os candidatos de um partido ou coligação - cada partido necessita para eleger o seu “primeiro” vereador.O partido, cuja soma dos votos de todos os seus candidatos, não atingir, no exemplo, 8.096 votos, não terá nenhum eleito.


 Um exemplo: No questionamento ao Presidente do partido, obtivemos a resposta de que pretende lançar o máximo de  candidatos permitido pela legislação eleitoral. Em nosso exemplo, o número de cadeiras é 21. A Lei Eleitoral permite lançar até 150% de candidatos em relação ao número de cadeiras, ou seja, 21 cadeiras x 150% = 31 candidatos. Quociente Eleitoral 8.096 votos. 31 Candidatos serão necessários, no mínimo, a média de 261 votos de cada candidato para a eleição de um vereador.  

Comentários

Mais visitadas

Crime da "menina vampiro" em Floriano completa 16 anos.

  Um crime de grande repercussão ocorrido em 23 de novembro de 1998, na cidade de Floriano, tendo como acusada uma adolescente de iniciais E.M.A que resultou na morte de mãe e filha, respectivamente, tia e prima da acusada e uma outra prima ferida gravemente. O crime transformou-se em livro pelo o jornalista e o escritor Eneas Barros que lançou no ano de 2010,o título “15:50” , que trata sobre crime bárbaro no interior do Piauí, por uma jovem adolescente, que trucidou toda a sua família e em seguida bebeu-lhes o sangue. A obra é escrita em forma de romance. O fato ganhou ampla repercussão na época e ficou conhecida como “o caso da menina vampiro”. O escritor afirma que tomou o cuidado de colocar na personagem o nome verdadeiro e nem tampouco mencionar a cidade em que ocorreu o crime, no caso, Floriano, situada a 261km da capital. Em “15:50”, a homicida é chamada de Ema – iniciais do seu verdadeiro nome. Essa é uma história forte, como disse, passada em uma ...

O novo comentarista do f1 escreve rima tosca sobre eventos políticos de FLO.

Rimas Toscas O novo comentarista do f1 Sá Calixto escreveu para o e-mail do f1floriano comentando de forma engraçada – na concepção dele - três episódios envolvendo o cenário politico do município de Floriano, ele considera importantes os eventos que transcorreram durante o ano de 2013.  1ª Evento Chegou depois dos outros vereadores. Desde que o novo prefeito assumiu a prefeitura só furo resolveu aparecer/ Não sei se é sorte ou azar/ No inicio do mandato um secretário voltou  vereador a ser/O Rei do Rock Para câmara  chegou feliz pois sabe que não terá imperador algum  que colocará sua batata para assar/ 2ª Evento  A Falta de leito. A precisão por aqui não é fato novo. Todos sabem que saúde de Floriano das pernas vai mal/ Não sei se é sorte ou azar/ Uma vez o gestor precisou do hospital particular e por falta de leito foi internar   no hospital do povo e olhe   que ele é fã da Gal/ Pensa que isso seja igualdade? Que nada é ...

"Fiz minha parte no debate do Sinte", disse Joel.E quanto aos adversários?

O debate ou mesa redonda, o formato que querem chamar, os prefeituráveis Joel Rodrigues(PP) e Moura Fé(PMB) participaram da conversa com os trabalhadores em educação realizado na última quinta-feira,22,na câmara de veradores de Floriano organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piaui (SINTE PI/FLORIANO).