Pular para o conteúdo principal

Políticos mal vistos ganha eleição?



"Não se vence eleição sem aliança com políticos mal vistos"  
Clarissa Pains, do Portal PUC-Rio Digital

Luiz Gonzaga
Todo Homem Quer
(Peterpan - José Baptista)

Eu quero e todo quer
Eu quero dinheiro, saúde e mulher
É isso mesmo ou vice e versa
Dinheiro, saúde e mulher
E o resto é conversa
Eu quero ser deputado
Eu quero ser senador
Eu quero ser magistrado
Quero ser vereador
Eu quero ser um troço qualquer
Para mais fácil arranjar
Dinheiro, saúde e mulher
Dom, dom, dom, dom

Abrirmos nosso artigo com uma bela canção do inesquecível Seu Lula, aproveitando o ano do seu centenário para deixarmos a nossa homenagem. A escolha dessa rica canção para abrir o nosso artigo não foi somente por sermos fãs da obra de Luiz Gonzaga ela cai bem para os acontecimentos ocorridos no Brasil e em especial em Floriano no que confere no cenário político que antecede mais um pleito para prefeito.

Primeiro vamos aprender um pouco de História do Brasil. O cargo de prefeito foi criado em 11 de abril de 1835, pela assembleia provincial paulista, em reação aos amplos poderes conferidos pelo Código de Processo Criminal de 1832 às câmaras municipais.

Segundo vamos lembrar de algumas das funções do prefeito.
• Governar a cidade de forma conjunta com os vereadores.
• Funções atribuídas às áreas políticas, executivas e administrativas.
• Representante do povo na busca por melhoria do município, oferecendo boa qualidade de vida aos habitantes.
• Reivindicar convênios, benefícios, auxílios para o município que representa.
• Apresentação de projetos de Leis à Câmara Municipal, sancionar, promulgar, além de publicá-las e vetá-las. Cabe ao prefeito também convocar a Câmara em casos excepcionais.
• Intermediar politicamente com outras esferas do poder, sempre com intuito de beneficiar o município.
• Representante máximo do município de forma legal.
• Atender à comunidade, ouvindo suas reivindicações e anseios.
• Zelar pela limpeza da cidade, manter postos de saúde, escolas e creches, transporte público entre outras atribuições.
• Administrar os impostos (IPVA, IPTU, ITU) e aplicá-los da melhor forma.

Acontecimento inesperado no Brasil.
Segundo o colunista Ivan Santos do Correio de Uberlândia  A união de Lula e Maluf em São Paulo desconstrói o discurso da faxina ética iniciado em Brasília pela bem-intencionada presidenta Dilma Rousseff. Também não foi ética a união do tucano José Serra com o deputado Waldemar da Costa Neto, do PR, que no Processo do Mensalão é um dos réus acusados de ter se apropriado de recursos públicos.

Acontecimento inesperado em Floriano PI.
     Silas Freire retira do bloco buracão o prefeito Joel Rodrigues e ensaia uma aliança com pré-candidato do PTB Oscar Procópio.Silas também pré candidato pela legenda PMDB em seu programa de TV assentava uma série de ataques e denuncias da gestão do Joel Rodrigues.

Após 187 anos da criação do cargo de Prefeito a intenção do cargo esconde atrás de interesses de pequenos grupos  e ambições individualista sem  respeitar o povo.cadê o sonho  de uma gestão democrática? Em  que consiste na participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade, na formulação, execução e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento.

EU quero ser deputado.Eu quero ser senador.Eu quero ser magistrado.Quero ser vereadorEu quero ser um troço qualquer.

Com humildade tentaremos encaixar na canção a frase  Clarissa Pains, do Portal PUC-Rio Digital

"Não se vence eleição sem aliança com políticos mal vistos"  

Para fechar o nosso artigo  a seguinte frase;

Não importa a ideologia, todos fazem parte do sistema. Seja do lado de cá ou do lado de lá desta sociedade de consumo. Porém ir contra o sistema é edificar direitos a uma sociedade. Movimente-se!

Comentários

Mais visitadas

Crime da "menina vampiro" em Floriano completa 16 anos.

  Um crime de grande repercussão ocorrido em 23 de novembro de 1998, na cidade de Floriano, tendo como acusada uma adolescente de iniciais E.M.A que resultou na morte de mãe e filha, respectivamente, tia e prima da acusada e uma outra prima ferida gravemente. O crime transformou-se em livro pelo o jornalista e o escritor Eneas Barros que lançou no ano de 2010,o título “15:50” , que trata sobre crime bárbaro no interior do Piauí, por uma jovem adolescente, que trucidou toda a sua família e em seguida bebeu-lhes o sangue. A obra é escrita em forma de romance. O fato ganhou ampla repercussão na época e ficou conhecida como “o caso da menina vampiro”. O escritor afirma que tomou o cuidado de colocar na personagem o nome verdadeiro e nem tampouco mencionar a cidade em que ocorreu o crime, no caso, Floriano, situada a 261km da capital. Em “15:50”, a homicida é chamada de Ema – iniciais do seu verdadeiro nome. Essa é uma história forte, como disse, passada em uma cida

Joel Rodrigues se pronuncia sobre a reforma do aeroporto de Floriano

 Pela  ASCOM: Jaquelina Nascimento Imagem Facebook Teresina (PI) - O deputado estadual Joel Rodrigues (PTB) se pronunciou na sessão plenária desta segunda (18) referente aos requerimentos aprovados para a cidade de Floriano e na ocasião criticou a administração municipal, lamentando que na última sexta o centro administrativo ficou sem energia.

A confiança arriscada de Akassio: polarização política em FLO e os desafios da corrida eleitoral.

O ex-vereador de Floriano e presidente do diretório municipal do PV, Akassio Nunes, demonstra uma confiança exacerbada ao declarar que só existe um pré-candidato viável a prefeito da cidade, o deputado estadual Marcus Vinícius Kalume. Essa afirmação, embora possa refletir uma visão assertiva, pode revelar também um excesso de confiança, desconsiderando outras possibilidades e candidaturas dentro do próprio grupo político. Além disso, ao polarizar as forças políticas em dois palanques, Akassio evidencia uma falta de flexibilidade e abertura para a diversidade de lideranças e propostas. Sua crítica à atual gestão, por sua vez, denota uma postura de confronto e desconfiança em relação ao governo municipal, o que pode gerar uma dinâmica de antagonismo prejudicial ao diálogo e à busca por soluções coletivas. Assim, sua postura parece refletir não apenas confiança, mas também rigidez e uma visão unidimensional do cenário político local. o ex vereador traz à tona uma análise aguda dos desafio