O BrVox traz resultado de uma sondagem a respeito da percpeção do florianense ao trabalho de cada vereador. No que diz a respeito atuação dos vereadores na Câmara a população não consegue indetificar.
63,93% diz não disitinguir o vereador atuante.
E o vereador mais atuante, segundo BrVox foi Flávio Herinque (PDT), ex petebista, 2,14%. Na eleição anterior ele obteve 2,87%.
Cabe a seguinte pergunta:
"Florianenses não sabe votar e, quando vota, se esquece em que votou".
Para o cientista político e professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Leornado Barbosa e Silva, o percentual só ratifica o perfil do eleitorado de modo geral há anos.
"O eleitor desconhece o preocesso eleitoral e, sobretudo, não tem conhecimento sobre a funação de um vereador", disse o professor.
A outra análise levantada pelo professor Leornado é as demandas dos vereadores que são resoluções corriqueiras da população.
Outro ponto é sentimento dos eleitores não sentir representado pelos vereadores eleitos. Vota em um nome e são eleitos candidatos de diferentes partidos ou coligações. Acaba que o eleitor deixa de acompanhar os trabalhos dos vereadores.
Dificuldades estas geradas pelo sistema eleitoral adotado no Brasil.
"Isto torna volátil a relação com a população, pois o vereador acaba não cumprindo a função de fiscalizar e do processo legislativo (de fazer leis) a contento", afirmou professor Leornado.
A pesquisa foi realizada pelo Instituto BrVox no dia 12/07/2016 com 280 eleitores. O registro é PI-03850/2016 e o nível de confiança é 94.14% e a margem de erro 5%.
|
Comentários
Postar um comentário