Pular para o conteúdo principal

DF:Senadores petistas denunciam campanha pela alta dos juros


O noticiário alarmista sobre a suposta “disparada dos preços” e “descontrole da inflação” tem o claro objetivo de favorecer a retomada de uma política de juros altos, já praticada no Brasil e que só favoreceu à minoria que vive da especulação. “Com a o crescimento dos juros, alguns poucos conseguem ganhar fortunas da noite para o dia. Mas o prejuízo para a imensa dos brasileiros é enorme”, alertou o líder do PT, Wellington Dias (PI), em discurso ao Plenário na noite desta quinta-feira (11). “Espanta essa torcida pela alta dos juros”, lamentou.

O pronunciamento de Wellington foi uma resposta à fala do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), que mais cedo havia acusado o Governo Federal de “leniente” com a inflação. O senador Aníbal Diniz (PT-AC) também rebateu a fala do tucano. “Nos 10 anos de governo Lula e Dilma, a inflação sempre esteve dentro da meta”, lembrou Aníbal. Apenas em 2013, o aumento de preços extrapolou a meta, e em 0,9%, segundo o IPCA.

         Aloysio Nunes | Senador (PSDB)



Para Wellington Dias, as apostas na inflação e a clara intenção de amplificar a alta dos preços na imprensa seguem uma agenda que nada tem a ver com os interesses do País. “Há uma aposta em interesses egoístas, que são os interesses dos poucos que ganham com o aumento dos juros”, acusou o líder do PT. “Infelizmente, a oposição e parte da mídia fazem eco a esses interesses, chegando a apresentar, no Congresso Nacional, projetos para uma suposta independência do Banco Central, que seria a independência apenas de aumentar juros e beneficiar poucos”.
As “declarações combinadas”, afirmou Wellington, favorecem aos que “vivem da jogatina”. Essa campanha busca manipular a memória dos brasileiros, que já viveram a hiperinflação e sabem que quem mais perde com o descontrole dos preços são os assalariados e o setor produtivo.
Para Wellington, os melhores indicadores para se medir a estabilidade da economia é o crescente nível de emprego, a capacidade que o Brasil tem demonstrado de resistir à crise internacional e o crescimento dos diversos setores. “Claro que não vamos descuidar da inflação, o governo tem demonstrado isso e está comprometido com isso”.
Aníbal Diniz também avalia que “há sempre uma torcida do mercado no sentido de fazer com que os preços aumentem, que a inflação aumente e que os juros também aumentem, porque alguém ganha com isso e não é o povo”, mas apelou aos “rentistas que querem o aumento da inflação se contenham, porque a inflação
causa muito mal ao povo brasileiro e nós queremos o seu controle”.
O fato de a taxa de inflação ter ficado acima do teto da meta, diz o senador acriano, tem gerado todo tipo de interpretação. “Temos duas leituras: de um lado, o suspense sobre se o o Comitê de Política Monetária do Banco Central irá aumentar, na semana que vem, a taxa de juros básica da economia, como parecem desejar os chamados rentistas, aqueles que lucram com o aumento da inflação, com o aumento dos juros. De outro lado, notícias reconhecendo a tendência de queda da inflação”.
 Com informação do site do pt.gov

Comentários

Mais visitadas

Crime da "menina vampiro" em Floriano completa 16 anos.

  Um crime de grande repercussão ocorrido em 23 de novembro de 1998, na cidade de Floriano, tendo como acusada uma adolescente de iniciais E.M.A que resultou na morte de mãe e filha, respectivamente, tia e prima da acusada e uma outra prima ferida gravemente. O crime transformou-se em livro pelo o jornalista e o escritor Eneas Barros que lançou no ano de 2010,o título “15:50” , que trata sobre crime bárbaro no interior do Piauí, por uma jovem adolescente, que trucidou toda a sua família e em seguida bebeu-lhes o sangue. A obra é escrita em forma de romance. O fato ganhou ampla repercussão na época e ficou conhecida como “o caso da menina vampiro”. O escritor afirma que tomou o cuidado de colocar na personagem o nome verdadeiro e nem tampouco mencionar a cidade em que ocorreu o crime, no caso, Floriano, situada a 261km da capital. Em “15:50”, a homicida é chamada de Ema – iniciais do seu verdadeiro nome. Essa é uma história forte, como disse, passada em uma cida

Joel Rodrigues se pronuncia sobre a reforma do aeroporto de Floriano

 Pela  ASCOM: Jaquelina Nascimento Imagem Facebook Teresina (PI) - O deputado estadual Joel Rodrigues (PTB) se pronunciou na sessão plenária desta segunda (18) referente aos requerimentos aprovados para a cidade de Floriano e na ocasião criticou a administração municipal, lamentando que na última sexta o centro administrativo ficou sem energia.

A confiança arriscada de Akassio: polarização política em FLO e os desafios da corrida eleitoral.

O ex-vereador de Floriano e presidente do diretório municipal do PV, Akassio Nunes, demonstra uma confiança exacerbada ao declarar que só existe um pré-candidato viável a prefeito da cidade, o deputado estadual Marcus Vinícius Kalume. Essa afirmação, embora possa refletir uma visão assertiva, pode revelar também um excesso de confiança, desconsiderando outras possibilidades e candidaturas dentro do próprio grupo político. Além disso, ao polarizar as forças políticas em dois palanques, Akassio evidencia uma falta de flexibilidade e abertura para a diversidade de lideranças e propostas. Sua crítica à atual gestão, por sua vez, denota uma postura de confronto e desconfiança em relação ao governo municipal, o que pode gerar uma dinâmica de antagonismo prejudicial ao diálogo e à busca por soluções coletivas. Assim, sua postura parece refletir não apenas confiança, mas também rigidez e uma visão unidimensional do cenário político local. o ex vereador traz à tona uma análise aguda dos desafio