Pular para o conteúdo principal

Roberto Jefferson:após condenação do STF exílio no interior.



Rio -  Personagem central do escândalo do Mensalão, o ex-deputado federal Roberto Jefferson vive dias bem diferentes daqueles de 2005, quando denunciou ao mundo o esquema de compra de votos de parlamentares em Brasília, uma época em que seus discursos no Congresso eram mais aguardados do que final de novela das oito.

Cassado pelos colegas ainda em 2005, o falastrão, polêmico e performático Roberto Jefferson não dá mais as cartas. Nem em Brasília, nem em Petrópolis, sua terra natal, onde mantém domicílio eleitoral.

Na última quinta-feira, equipe de O DIA quis ouvir o ex-deputado, condenado na semana passada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a sete anos de prisão. Mas no tradicional bairro Valparaíso, em Petrópolis, vizinhos contam que ele raramente aparece no casarão localizado no nº 37 da Rua Ernesto Paixão.

O homem que fez a capital federal estremecer há sete anos não perdeu o gosto pelo poder. Só que seu reinado, atualmente, se restringe ao pequeno município de Comendador Levy Gasparian, ex-distrito de Três Rios, no Centro-Sul fluminense, com menos de 10 mil habitantes.

“Ele é um homem bom. Mas quando está dormindo, né?”, provoca um dos vizinhos, para depois mudar o tom e pedir anonimato. “Ah, é para reportagem? Então pode colocar aí que ele é bom de verdade, que todo o mundo adora ele (risos). Mas uma coisa tem de ser dita: ele é simpático, fala com todo o mundo e pergunta como vai a vida. É acessível. Bate lá na casa dele, que ele atende a todo o mundo”, orientou o vizinho.

Escondido no interior

A dica foi boa, mas não surtiu efeito. Após saber pelo caseiro da presença de O DIA, foi possível ouvir de longe os gritos do ex-deputado, repreendendo o funcionário. Sem querer ser incomodado, Jefferson vestiu uma camisa do Botafogo, colocou boné, óculos escuros, entrou em sua picape e saiu em disparada pelas ruas do vilarejo. Isso tudo após sair de uma sessão de quimioterapia. O ex-deputado sofre de câncer.

“Você está surpreso? Ele é completamente maluco. É muito doido mesmo”, disse um petropolitano amigo da família e que frequenta a casa do ex-deputado.

VIVA VOZ: Adilson Alves, comerciante, vizinho de Jefferson

“O deputado Roberto Jefferson, pelo menos para nós, aqui de Levy Gasparian, é uma pessoa muito boa. Já é de casa. É muito difícil a gente julgar sem saber o que, de fato, aconteceu e apenas com o que passa na televisão, em relação a esse negócio de Mensalão.

Ele anda na rua, dá dinheiro ao povo, às pessoas mais pobres. Já veio aqui no meu bar várias vezes, conversa com a gente, fala sobre o Botafogo e tudo. Ele tem estado meio quieto, mas dá para entender. Tem o problema do câncer. Ele comentou que teve de levar mais de 500 pontos no pâncreas e nos rins. E depois dessa condenação aí, não dá para ficar feliz. Mas tenho ele como um cara bom e carismático”.

Uma vida sempre sob suspeita

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense e professora da PUC, a petropolitana Eunícia Fernandes lembra que a suspeição sempre foi uma marca de Roberto Jefferson e sua família.

“Muito embora ele seja filho de um professor respeitado na cidade (Roberto Francisco), eles criaram um colégio, o EPA, que dividia a cidade nos anos 90. Muitos pensavam se tratar de uma escola inovadora, moderna, mas todos questionavam de onde vinha tanto dinheiro”, conta.

Eunícia considera o julgamento do Mensalão uma vitória da sociedade brasileira como um todo, mas descarta veementemente qualquer tipo de mérito a Jefferson.

“Sua intenção foi levar o PT para a lama junto com ele, mas sua aposta sempre foi na impunidade, que era o que sempre acontecia no Brasil. Ele jamais imaginou que seria condenado à prisão”, avalia.
Praça de Comendador Levy Gasparian

Petropolitanos torcem o nariz para o filho famoso

Roberto Jefferson nasceu em Petrópolis e mantém na cidade da Região Serrana o seu domicílio eleitoral. Mas engana-se quem pensa que os petropolitanos acolhem o ex-deputado de braços abertos.

“Ele é daqui, mas seu reduto eleitoral, não. Ele tem a carreira política marcada pelo fisiologismo e demagogia, por estar sempre perto do poder, seja lá quem estiver no poder. E os petropolitanos não aceitam muito isso. Os votos dele vêm de cidades menores, como Areal, Paraíba do Sul, São José do Vale do Rio Preto e Levy Gasparian”, explica o médico Cláudio Vinícius, vereador pelo PDT.

Na eleição de 2002, Roberto Jefferson teve 40 mil votos, sendo que apenas 10% deles em Petrópolis. Antes do escândalo do Mensalão, Jefferson havia se notabilizado como o “advogado dos pobres” no extinto programa “O Povo na TV”, exibido no início dos anos 80 pela antiga TVS (hoje SBT).

O comerciante Wellinton Macedo lembra que a popularidade de Roberto Jefferson em Petrópolis começou a cair há mais 20 anos, quando o ex-deputado era o fiel escudeiro do ex-presidente Fernando Collor, que sofreu impeachment por corrupção.

“Em 1989, na campanha do Collor, eles desfilaram em carro aberto no Centro e tinha muita gente fazendo campanha para o Lula e o Brizola nas ruas. Foi um tal de ovo e até pedra para cima do Jefferson e do Collor, que deixaram a cidade pela porta dos fundos”, conta o comerciante.

Se Roberto Jefferson pensava que sairia da política como herói, após denunciar o Mensalão, pelo menos em sua cidade natal, se enganou.

“Ele acabou tendo um papel importante, mas tão corrupto quanto os outros”, completa o vereador Cláudio Vinicius.

Fonte: http://odia.ig.com.br

Comentários

Mais visitadas

Crime da "menina vampiro" em Floriano completa 16 anos.

  Um crime de grande repercussão ocorrido em 23 de novembro de 1998, na cidade de Floriano, tendo como acusada uma adolescente de iniciais E.M.A que resultou na morte de mãe e filha, respectivamente, tia e prima da acusada e uma outra prima ferida gravemente. O crime transformou-se em livro pelo o jornalista e o escritor Eneas Barros que lançou no ano de 2010,o título “15:50” , que trata sobre crime bárbaro no interior do Piauí, por uma jovem adolescente, que trucidou toda a sua família e em seguida bebeu-lhes o sangue. A obra é escrita em forma de romance. O fato ganhou ampla repercussão na época e ficou conhecida como “o caso da menina vampiro”. O escritor afirma que tomou o cuidado de colocar na personagem o nome verdadeiro e nem tampouco mencionar a cidade em que ocorreu o crime, no caso, Floriano, situada a 261km da capital. Em “15:50”, a homicida é chamada de Ema – iniciais do seu verdadeiro nome. Essa é uma história forte, como disse, passada em uma cida

Joel Rodrigues se pronuncia sobre a reforma do aeroporto de Floriano

 Pela  ASCOM: Jaquelina Nascimento Imagem Facebook Teresina (PI) - O deputado estadual Joel Rodrigues (PTB) se pronunciou na sessão plenária desta segunda (18) referente aos requerimentos aprovados para a cidade de Floriano e na ocasião criticou a administração municipal, lamentando que na última sexta o centro administrativo ficou sem energia.

A confiança arriscada de Akassio: polarização política em FLO e os desafios da corrida eleitoral.

O ex-vereador de Floriano e presidente do diretório municipal do PV, Akassio Nunes, demonstra uma confiança exacerbada ao declarar que só existe um pré-candidato viável a prefeito da cidade, o deputado estadual Marcus Vinícius Kalume. Essa afirmação, embora possa refletir uma visão assertiva, pode revelar também um excesso de confiança, desconsiderando outras possibilidades e candidaturas dentro do próprio grupo político. Além disso, ao polarizar as forças políticas em dois palanques, Akassio evidencia uma falta de flexibilidade e abertura para a diversidade de lideranças e propostas. Sua crítica à atual gestão, por sua vez, denota uma postura de confronto e desconfiança em relação ao governo municipal, o que pode gerar uma dinâmica de antagonismo prejudicial ao diálogo e à busca por soluções coletivas. Assim, sua postura parece refletir não apenas confiança, mas também rigidez e uma visão unidimensional do cenário político local. o ex vereador traz à tona uma análise aguda dos desafio