Deste sexta feira (16) o bairro Bosque Santa Terezinha virou assunto nas redes sociais.O motivo foi a reunião marcada pelo prefeito eleito Gilberto Júnior com os moradores para debater a construção de um lagoa para tratamento do esgoto.
Primeiro vamos considerar esgotamento sanitário de acordo com Lei Federal nº 11.445
CAPÍTULO I
DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Art. 3o Para os efeitos desta Lei, considera-se:
I - saneamento básico: conjunto de serviços, infra-estruturas e instalações operacionais de:
b) esgotamento sanitário: constituído pelas atividades, infra-estruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, tratamento e disposição final adequados dos esgotos sanitários, desde as ligações prediais até o seu lançamento final no meio ambiente;
Agora vamos retornar para polêmica "de Bosque para lagoa".Segundo a construtora responsável pela execução do projeto no local vai ser construído o "RAFA" ,na explicação a empresa busca afastar o assombroso assunto discutido no facebook a construção da lagoa "imunda".
Buscamos pesquisar na net o que seja o RAFA:
Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente (RAFA) – É um reator fechado. O tratamento biológico ocorre por processo anaeróbio, isto é, sem oxigênio. A decomposição da matéria orgânica é feita por microorganismos presentes num manto de lodo.
(definição Sabesp/empresa responsável pela água e esgoto de São Paulo)
Há pouco mais de 20 anos apareceram no Brasil os Reatores Anaeróbios de Fluxo Ascendente(RAFA), o principio de tratamento é totalmente biológico e anaeróbica, ou seja, a degradação do esgoto ocorre através de bactérias que não necessitam de oxigênio para sobreviverem, não precisam de equipamentos elétrico acoplado ao sistema,sendo assim precisa de menor investimento nas aquisições destas para o tratamento do esgotos doméstico e efluentes (produtos líquidos) industrias.
Os leitores estão se perguntando:
Tá.E a lagoa será construída?
O RAFA, segundo a Sabesp,possui eficiência entre 65% e 75%. Diante dessa baixa eficiência quanto à remoção de patogênos e nutrientes, é necessário um tratamento complementar que deve ser feito através de uma lagoa.Respondendo a pergunta:Sim.
FONTE:
http://site.sabesp.com.br
http://www.deltasaneamento.com.br
http://amigonerd.net
Comentários
Postar um comentário